Nas ruas do cinema: por uma cartografia dos vestígios cinematográficos no espaço urbano do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77213Palavras-chave:
Cinema, Salas de exibição, Cidade, Rio de JaneiroResumo
Esse artigo pretende lançar as bases para um estudo sistemático da memória dos cinemas de rua – estabelecimentos ou salas de projeções cinematográficas erguidas nas cidades em meio às construções urbanas habituais – da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica do colecionismo. O espaço físico, e toda a estrutura montada ao seu redor, onde a “experiência cinema” é projetada vem sofrendo grandes mudanças desde seus primórdios aos dias atuais. Estamos vasculhando o processo de extinção das salas de exibição cinematográfica das calçadas da cidade do Rio de Janeiro e tentando problematizar o impacto dessa mudança no espaço citadino. Pretendemos formar uma coleção sistemática que abarque tanto objetos visíveis quanto invisíveis referenciando um patrimônio material e imaterial. Procuramos investigar essa memória através dos vestígios e rastros deixados pelos cinemas de rua no texto da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.