“Não se pode falar de Nietzsche, sem relacioná-lo claramente à atualidade”: O Nietzsche “francês” nas páginas da Zeitschrift für Sozialforschung” (link para n.16, no qual saiu a versão completa do artigo)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i15p27-39Palavras-chave:
Atualidade, Existencialismo, História, CríticaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais pontos da discussão ocorrida nas páginas da Zeitschrift für Sozialforschung, a revista do Instituto de Pesquisa Social, a propósito da interpretação francesa de Nietzsche, nos anos imediatamente anteriores à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Privilegia-se as resenhas publicadas na Zeitschrift, em especial as de Karl Löwith e Max Horkheimer, acerca do livro de Karl Jaspers sobre Nietzsche, publicado na Alemanha em 1936, e que recebera uma acolhida favorável nos círculos franceses ligados a Jean Wahl e à revista Recherches philosophiques. Trata-se de importante capítulo da história da recepção das idéias de Nietzsche, num momento em que sua filosofia estava sendo apropriada pelo nazismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As informações e conceitos emitidos em textos são de absoluta responsabilidade de seus autores.
Todos os artigos anteriores a 5 de julho de 2018 e posteriores a julho de 2021 estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-ND, exceto os publicados entre as datas mencionadas, que estão sob a licença CC BY-NC-SA. A permissão para tradução por terceiros do material publicado sob a licença CC BY-NC-ND poderá ser obtida com o consentimento do autor ou autora.
Políticas de acesso aberto - Diadorim