A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia

Autores

  • Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v12i3.76622

Palavras-chave:

fisioterapia/educação, integração docente-assistencial, saúde pública.

Resumo

A formação acadêmica em Fisioterapia é em geral voltada à atuação na reabilitação, desenvolvida em níveis de atenção à saúde secundário e terciário, com uma abordagem dos problemas de saúde restrita aos aspectos
biológicos. Partindo da experiência em um projeto de extensão universitária
denominado Fisioterapia na Comunidade, foi realizada uma pesquisa
qualitativa visando analisar a potencial contribuição dessa experiência para a formação do fisioterapeuta. Evidenciou-se que a possibilidade de vivenciar a atuação fisioterapêutica no nível de atenção primária, ao longo da formação universitária, proporciona ao acadêmico uma visão diferenciada do adoecimento humano e da intervenção profissional, possibilitando uma atuação mais contextualizada e relações mais humanizadas.

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Biografia do Autor

  • Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba
    Fisioterapeuta; Professora Assistente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPb).

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Publicado

2005-12-31

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. (2005). Fisioterapia E Pesquisa, 12(3), 22-29. https://doi.org/10.1590/fpusp.v12i3.76622