ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA EM AMBIENTE DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Sérgio Dias Maciel Universidade do Estado do Mato Grosso Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-7056-7841
  • Arivaldo Leão de Amorim Universidade Federal da Bahia
  • Érica de Sousa Checcucci Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.133839

Palavras-chave:

Ensino de Projeto, Projeto em Ambiente Digital, Projeto de Arquitetura, CAD

Resumo

Este trabalho apresenta e discute a experiência vivenciada na disciplina ARQ016 – Ateliê I, ofertada para alunos ingressantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia durante o ano letivo de 2016. A proposta pedagógica desenvolvida partiu do pressuposto de que a plena utilização dos recursos computacionais desde o início do curso pode oferecer melhores resultados de aprendizagem, desde que aplicados de forma adequada, do que o simples uso dos recursos tradicionais de desenho. O método empregado teve como foco os seguintes aspectos: reduzido número de aulas expositivas e apresentação gradual do conteúdo programático; pesquisa orientada sobre as atividades projetuais; realização de vários exercícios de complexidade crescente; concepção projetual por meio de croquis e modelagem geométrica; apresentação e discussão dos exercícios através de seminários, com participação dos alunos e orientações coletivas, e, por fim, confecção de pranchas técnicas em nível de estudo preliminar. Todas as atividades foram realizadas com a ampla utilização dos recursos computacionais como principal ferramenta de apoio, seja para as pesquisas de referências, a concepção e o desenvolvimento da solução, seja ainda para a representação gráfica da proposta projetual. Os resultados obtidos foram considerados muito significativos e puderam refletir o desenvolvimento, amadurecimento e a autonomia dos alunos frente às atividades solicitadas e a organização dos conhecimentos necessários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Dias Maciel, Universidade do Estado do Mato Grosso Universidade Federal da Bahia
    Professor da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Doutorando em Urbanismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ANDRADE, V. H. M.; AMORIM, A. L.; PEREIRA, G. C. Ensino de projeto arquitetônico e CAD: uma experiência piloto. In: SIMPÓSIO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA EM ARQUITETURA, ENGENHARIAS E ÁREAS AFINS, 2., 1994, Salvador. Anais… Salvador: UFBA, 1994. p. 143-148.

BROADBENT, G. Diseño arquitectónico: arquitectura y ciencias humanas. Barcelona: Gustavo Gili, 1973. 463 p.

CARSALADE, F. Referências metodológicas para um processo de ensino de projeto In: LARA, F.; MARQUES, S. (Org.). Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: Virtual Científica, 2003. p. 145-158.

CELANI, G. A importância da pesquisa na formação de docentes: o caso da “informática aplicada à arquitetura e urbanismo”. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 7, n. 1, 2007. Não paginada. Disponível em: <https://goo.gl/2s5Mdn>. Acesso em: 9 jan. 2018.

EASTMAN, C. M. Building product models: computer environment supporting design and construction. Boca Raton: CRC Press, 1999. 411 p.

FARRAG, C.; BRAGA, G. P., TEIXERA, P. Investigação de metodologia de ensino de informática aplicada à arquitetura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 4., 2000, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: CumInCAD, 2000. p. 1-3. Disponível em: <https://goo.gl/JmPoqR>. Acesso em: 9 jan. 2018.

FLORIO, W. Modelagem paramétrica, criatividade e projeto: duas experiências com estudantes de arquitetura. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 43-66, dez. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/Lq4Q48>. Acesso em: 9 jan. 2018.

FLORIO, W. O croqui no atelier de projeto: desafios no ensino de arquitetura na era digital. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 50-76, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/49CXAc>. Acesso em: 9 jan. 2018.

JANOT, L. F. Metodologia de ensino: projeto de arquitetura e urbanismo. In: ANDRADE, L.; BRONSTEIN, L.; SILLOS, J. (Org.). Arquitetura e ensino: reflexões para uma reforma curricular. Rio de Janeiro: FAUUFRJ, 2003. p. 126-128.

KOLAREVIC. B. Architecture in the digital age: design and manufaturing. New York: Spon Press, 2003. 314 p.

KOWALTOWSKI, D. et al. O processo criativo: relacionando a teoria à prática no ensino do projeto arquitetônico. Campinas: Unicamp, 2000. Disponível em: . Acesso em: 9 jan. 2018.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. Tradução Maria Beatriz Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 296 p.

MALARD, M. L. Alguns problemas de projeto ou de ensino de arquitetura. In: LARA, F.; MARQUES, S. (Org.). Cinco textos sobre arquitetura. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 80-114.

MITCHELL, W. J. A lógica da arquitetura. Tradução Gabriela Celani. Campinas: Unicamp, 2010.

NARDELLI, E. S. Arquitetura e projeto na era digital. Arquitetura Revista, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 28-36, 2007. Disponível em: <https://goo.gl/TdKmDM>. Acesso em: 9 jan. 2018.

NEVES, L. P. A adoção do partido na arquitetura. Salvador: Edufba, 1998.

OXMAN, R. Digital architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium. Design Studies, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 99-120, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/ Z6RNPh>. Acesso em: 9 jan. 2018.

ROWE, P. G. Design thinking. Massachusetts: MIT Press, 1987. 229 p.

SERRA, G. G. Pesquisa em arquitetura e urbanismo: guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. São Paulo: Edusp: Mandarim, 2006. 256 p.

SILVA, A. B. A. et al. Trajetória de aprendizagem em representação gráfica digital. Revista Educação Gráfica, Bauru, v. 16, n. 2, p. 5-21, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/YvNd1n>. Acesso em: 9 jan. 2018.

SILVA, E. Novos e velhos conceitos no ensino de projeto arquitetônico. In: LARA, F.; MARQUES, S. (Org.). Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de janeiro: Virtual Científica, 2003. p. 32-35.

______. Crítica e avaliação no ensino do projeto arquitetônico: subsídios para uma discussão necessária. In: DUARTE, C. et al. (Org.). O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contracapa, 2007. p. 141-147.

TRAMONTANO, M. Quando pesquisa e ensino se conectam: design paramétrico, fabricação digital e projeto de arquitetura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 19., nov. 2015, Florianópolis. Anais… São Paulo: Blucher, 2015. p. 544- 550. Disponível em: <https://goo.gl/53brtV>. Acesso em: 9 jan. 2018.

VARGAS, H. C. Ensino/aprendizagem em arquitetura e urbanismo: mitos e métodos. In: SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2., nov. 2005, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: PROARQ: FAU-UFRJ, 2005. Não paginado. Disponível em: <https://goo.gl/zq2md8>. Acesso em: 9 jan. 2018.

Downloads

Publicado

01-02-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACIEL, Sérgio Dias; AMORIM, Arivaldo Leão de; CHECCUCCI, Érica de Sousa. ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA EM AMBIENTE DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 21–38, 2018. DOI: 10.11606/gtp.v13i1.133839. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/133839.. Acesso em: 21 nov. 2024.