ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA EM AMBIENTE DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.133839Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Projeto em Ambiente Digital, Projeto de Arquitetura, CADResumo
Este trabalho apresenta e discute a experiência vivenciada na disciplina ARQ016 – Ateliê I, ofertada para alunos ingressantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia durante o ano letivo de 2016. A proposta pedagógica desenvolvida partiu do pressuposto de que a plena utilização dos recursos computacionais desde o início do curso pode oferecer melhores resultados de aprendizagem, desde que aplicados de forma adequada, do que o simples uso dos recursos tradicionais de desenho. O método empregado teve como foco os seguintes aspectos: reduzido número de aulas expositivas e apresentação gradual do conteúdo programático; pesquisa orientada sobre as atividades projetuais; realização de vários exercícios de complexidade crescente; concepção projetual por meio de croquis e modelagem geométrica; apresentação e discussão dos exercícios através de seminários, com participação dos alunos e orientações coletivas, e, por fim, confecção de pranchas técnicas em nível de estudo preliminar. Todas as atividades foram realizadas com a ampla utilização dos recursos computacionais como principal ferramenta de apoio, seja para as pesquisas de referências, a concepção e o desenvolvimento da solução, seja ainda para a representação gráfica da proposta projetual. Os resultados obtidos foram considerados muito significativos e puderam refletir o desenvolvimento, amadurecimento e a autonomia dos alunos frente às atividades solicitadas e a organização dos conhecimentos necessários.
Downloads
Referências
ANDRADE, V. H. M.; AMORIM, A. L.; PEREIRA, G. C. Ensino de projeto arquitetônico e CAD: uma experiência piloto. In: SIMPÓSIO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA EM ARQUITETURA, ENGENHARIAS E ÁREAS AFINS, 2., 1994, Salvador. Anais… Salvador: UFBA, 1994. p. 143-148.
BROADBENT, G. Diseño arquitectónico: arquitectura y ciencias humanas. Barcelona: Gustavo Gili, 1973. 463 p.
CARSALADE, F. Referências metodológicas para um processo de ensino de projeto In: LARA, F.; MARQUES, S. (Org.). Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: Virtual Científica, 2003. p. 145-158.
CELANI, G. A importância da pesquisa na formação de docentes: o caso da “informática aplicada à arquitetura e urbanismo”. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 7, n. 1, 2007. Não paginada. Disponível em: <https://goo.gl/2s5Mdn>. Acesso em: 9 jan. 2018.
EASTMAN, C. M. Building product models: computer environment supporting design and construction. Boca Raton: CRC Press, 1999. 411 p.
FARRAG, C.; BRAGA, G. P., TEIXERA, P. Investigação de metodologia de ensino de informática aplicada à arquitetura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 4., 2000, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: CumInCAD, 2000. p. 1-3. Disponível em: <https://goo.gl/JmPoqR>. Acesso em: 9 jan. 2018.
FLORIO, W. Modelagem paramétrica, criatividade e projeto: duas experiências com estudantes de arquitetura. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 43-66, dez. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/Lq4Q48>. Acesso em: 9 jan. 2018.
FLORIO, W. O croqui no atelier de projeto: desafios no ensino de arquitetura na era digital. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 50-76, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/49CXAc>. Acesso em: 9 jan. 2018.
JANOT, L. F. Metodologia de ensino: projeto de arquitetura e urbanismo. In: ANDRADE, L.; BRONSTEIN, L.; SILLOS, J. (Org.). Arquitetura e ensino: reflexões para uma reforma curricular. Rio de Janeiro: FAUUFRJ, 2003. p. 126-128.
KOLAREVIC. B. Architecture in the digital age: design and manufaturing. New York: Spon Press, 2003. 314 p.
KOWALTOWSKI, D. et al. O processo criativo: relacionando a teoria à prática no ensino do projeto arquitetônico. Campinas: Unicamp, 2000. Disponível em: . Acesso em: 9 jan. 2018.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. Tradução Maria Beatriz Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 296 p.
MALARD, M. L. Alguns problemas de projeto ou de ensino de arquitetura. In: LARA, F.; MARQUES, S. (Org.). Cinco textos sobre arquitetura. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 80-114.
MITCHELL, W. J. A lógica da arquitetura. Tradução Gabriela Celani. Campinas: Unicamp, 2010.
NARDELLI, E. S. Arquitetura e projeto na era digital. Arquitetura Revista, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 28-36, 2007. Disponível em: <https://goo.gl/TdKmDM>. Acesso em: 9 jan. 2018.
NEVES, L. P. A adoção do partido na arquitetura. Salvador: Edufba, 1998.
OXMAN, R. Digital architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium. Design Studies, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 99-120, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/ Z6RNPh>. Acesso em: 9 jan. 2018.
ROWE, P. G. Design thinking. Massachusetts: MIT Press, 1987. 229 p.
SERRA, G. G. Pesquisa em arquitetura e urbanismo: guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. São Paulo: Edusp: Mandarim, 2006. 256 p.
SILVA, A. B. A. et al. Trajetória de aprendizagem em representação gráfica digital. Revista Educação Gráfica, Bauru, v. 16, n. 2, p. 5-21, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/YvNd1n>. Acesso em: 9 jan. 2018.
SILVA, E. Novos e velhos conceitos no ensino de projeto arquitetônico. In: LARA, F.; MARQUES, S. (Org.). Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de janeiro: Virtual Científica, 2003. p. 32-35.
______. Crítica e avaliação no ensino do projeto arquitetônico: subsídios para uma discussão necessária. In: DUARTE, C. et al. (Org.). O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contracapa, 2007. p. 141-147.
TRAMONTANO, M. Quando pesquisa e ensino se conectam: design paramétrico, fabricação digital e projeto de arquitetura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 19., nov. 2015, Florianópolis. Anais… São Paulo: Blucher, 2015. p. 544- 550. Disponível em: <https://goo.gl/53brtV>. Acesso em: 9 jan. 2018.
VARGAS, H. C. Ensino/aprendizagem em arquitetura e urbanismo: mitos e métodos. In: SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2., nov. 2005, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: PROARQ: FAU-UFRJ, 2005. Não paginado. Disponível em: <https://goo.gl/zq2md8>. Acesso em: 9 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).