MODELAGEM SISTÊMICA DE PROJETOS DE AEC EM UML
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v2i2.40Resumo
O uso intensivo de Sistemas de Informação é uma possível solução para a integração das atividades de projeto em AEC, permitindo que decisões sejam tomadas ainda na fase de projeto e, conseqüentemente, evitando-se retrabalhos em obra. Neste sentido, esforços têm sido realizados para padronizar conceitos e terminologias de AEC, permitindo a troca e armazenagem de informações, como a norma ISO 12006-2 e os padrões estabelecidos pelo IFC. Ambas são baseadas na linguagem EXPRESS, assim como é o padrão industrial STEP. Entretanto, as representações de informação usadas na indústria de produtos não são as mais adequadas para a Engenharia de Software, responsável pelo desenvolvimento de Sistemas de Informação, onde as representações semânticas envolvem não somente a representação estrutural da informação, mas também a representação comportamental. Este artigo contribui com uma visão de implementação em UML da informação de um projeto de AEC e tornam explícitas, sob a ótica do desenvolvimento de software, as relações semânticas existentes. Os resultados desta pesquisa foram obtidos através da realização de um estudo de caso de projeto de produção em CAD 3D dos subsistemas alvenaria e revestimento para um edifício residencial. A partir das observações do estudo de caso foi feita a modelagem em UML dos objetos pertinentes. O principal resultado obtido foi a representação explícita das interfaces entre objetos AEC.Downloads
Downloads
Publicado
03-11-2007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FERREIRA, Rita Cristina; GONÇALVES, Rodrigo Franco; SANTOS, Eduardo Toledo; PESSOA, Marcelo Schneck de Paula. MODELAGEM SISTÊMICA DE PROJETOS DE AEC EM UML. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 2, n. 2, p. 52–67, 2007. DOI: 10.4237/gtp.v2i2.40. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50919.. Acesso em: 24 abr. 2025.