Proposta de um procedimento para a análise e integração de requisitos ambientais ao processo de projeto da construção civil: um estudo de caso

Autores

  • Camila Pegoraro PPGEP - UFRGS
  • Tarcísio Abreu Saurin PPGEP - UFRGS
  • Istefani Carísio de Paula PPGEP - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.108

Palavras-chave:

Processo de projeto, Gestão de Requisitos, Requisitos ambientais, Construção Civil

Resumo

Os requisitos ambientais, enquanto demandas emergentes do desenvolvimento sustentável, surgem como mais um desafio na gestão do processo de projeto de edifícios. Tradicionalmente expostas a uma série de dificuldades gerenciais, as empresas que desenvolvem estes projetos vêem-se diante de uma nova oferta de demandas, e carecem de meios para incluí-las no processo de projeto de forma organizada e alinhada aos objetivos do seu negócio. Este artigo é baseado em um estudo de caso realizado uma construtora, por meio de entrevistas e análise documental, e tem por objetivo propor um procedimento, baseado na gestão de requisitos (GR), para a análise e integração de requisitos ambientais de um empreendimento ao processo de projeto. Entre os resultados, foi constatado que a GR é uma abordagem adequada para a integração dos requisitos ambientais ao processo de projeto e que, para serem efetivamente considerados e atendidos, as empresas devem emitir orientações desde o planejamento estratégico. Outra contribuição é a proposta de um procedimento para a modelagem dos requisitos ambientais ao longo do processo de projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEGORARO, Camila; SAURIN, Tarcísio Abreu; PAULA, Istefani Carísio de. Proposta de um procedimento para a análise e integração de requisitos ambientais ao processo de projeto da construção civil: um estudo de caso. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 1, p. 79–108, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v1i1.108. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50974.. Acesso em: 24 nov. 2024.