USUÁRIOS FECHAM AS VARANDAS DOS APARTAMENTOS DA ORLA DE MACEIÓ: ADEQUAÇÃO AOS NOVOS USOS OU INADEQUAÇÃO AO CLIMA?
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v5i2.131Palavras-chave:
varandas, ventilação natural, percepção dos usuáriosResumo
O propósito do presente artigo é verificar os motivos do fechamento das varandas de apartamentos, tendência observada principalmente nas cidades litorâneas, bem como os novos usos destinados aos espaços e os materiais e tipologias utilizados no fechamento. Método de pesquisa/Abordagens: A metodologia utilizada consistiu em levantamento fotográfico e aplicação de questionários e entrevistas com os usuários de nove apartamentos de edifícios em altura da cidade de Maceió/AL que realizaram o fechamento da varanda, com foco no padrão de uso das esquadrias e na percepção de ventilação natural, no período de verão e inverno. Resultados: Constataram-se a excessiva ventilação e a incidência indesejável de chuvas como os principais motivos ambientais para o fechamento das varandas; que levavam à subutilização do espaço pelos usuários. Verificou-se que após o fechamento, os usuários passaram a utilizá-la com mais freqüência, mantendo o uso original ou modificando-o. Contribuições/Originalidade: A contribuição do trabalho dá-se no entendimento das razões, percepções e escolhas dos usuários das varandas, visando a concepção de novos espaços, que, cada vez mais, atendam às suas necessidades, gerando subsídios de projetos para arquitetos e projetistas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
11-11-2010
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TOLEDO, Alexandre Márcio; DA COSTA, Isabely Penina Cavalcanti; BULHÕES, Michelle Carolinne Soares. USUÁRIOS FECHAM AS VARANDAS DOS APARTAMENTOS DA ORLA DE MACEIÓ: ADEQUAÇÃO AOS NOVOS USOS OU INADEQUAÇÃO AO CLIMA?. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 2, p. p. 131–154, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v5i2.131. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50989.. Acesso em: 19 dez. 2024.