O PROFESSOR DE PROJETO DE ARQUITETURA NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.215Palavras-chave:
Arquitetura e UrbanismoResumo
Este trabalho trata da formação do arquiteto e dos modelos de ensino praticado nas escolas de Arquitetura e Urbanismo brasileiras, em especial nas disciplinas de projeto de arquitetura, diante da inserção das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano de estudantes e professores. Com o objetivo de discutir a efetiva utilização destes recursos no atelier de projeto e qual a postura que os professores têm assumido diante deste quadro, faz-se uma breve análise das práticas pedagógicas adotadas em tais disciplinas nas escolas brasileiras. Busca-se, ainda, refletir sobre as eventuais incongruências existentes entre a evolução das ferramentas de apoio ao projeto e a evolução das qualificações dos professores de projeto. Através dessas discussões e análises pretende-se contribuir para uma avaliação das qualificações necessárias aos professores de projeto atuais – e daqueles que atuarão no futuro – e das práticas pedagógicas a serem utilizadas em um momento, já iminente, em que o uso das ferramentas virtuais predominará e que o professor precisará dialogar com o seu aluno em linguagem compatível. Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação, Ensino de Projeto, Arquitetura.Downloads
Downloads
Publicado
04-02-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CARVALHO, Ramon Silva de; SAVIGNON, Affonso Pedro de. O PROFESSOR DE PROJETO DE ARQUITETURA NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 4–13, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v6i2.215. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51007.. Acesso em: 20 mar. 2025.