ANÁLISE DOS FLUXOS DE TRABALHO DE PROJETOS NA ÍNDIA
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v5i3.176Palavras-chave:
Gestão do processo de projeto, gestão de interfaces, prazos de projetoResumo
O aumento na construção de projetos de infra-estrutura financiados pelo setor privado na Índia tem forçado os empreendedores a demandar cronogramas de projetos altamente comprimidos, devido ao risco político e à geração antecipada de receitas. Como resultado, muitos dos contratos são baseados no modelo EPC (Engineering, Procurement and Construction), contrato que permita ao contratante planejar e controlar as fases de EPC. A responsabilidade única pelas três fases tem facilitado o uso de abordagens inovadoras, tais como construção fast-track e engenharia simultânea, a fim de minimizar a duração do empreendimento. Como parte de uma pesquisa para melhorar os processos de projeto, o primeiro autor passou um ano como observador em dois empreendimentos realizados por uma construtora líder do mercado de EPC na Índia. Ambos os projetos necessitaram uma aceleração das fases de projeto e de construção. O primeiro empreendimento envolveu o projeto detalhado de uma unidade de manuseio de carvão para uma usina de energia e o segundo, a fase preliminar do projeto de um grande aeroporto. A equipe de pesquisa teve o propósito de analisar o processo de projeto e sugerir mudanças, para torná-lo mais eficiente. No primeiro empreendimento, dados detalhados sobre o fluxo de trabalho do projeto, da concepção ao detalhamento, foram coletados e analisados. O artigo apresenta a análise dos dados de identificação dos pontos críticos no processo e compara os resultados das análises com as percepções da equipe de projeto. No segundo empreendimento, a estrutura global da organização para coordenar as interfaces entre os processos de projeto foi avaliada. O texto apresenta um método estruturado para organizar as interfaces e as interações entre as diferentes disciplinas de projeto. Os detalhes do método proposto, as questões de implementação e os resultados da aplicação também são discutidos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-12-2010
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VENKATACHALAM, Senthilkumar; VARGHUESE, Koshy. ANÁLISE DOS FLUXOS DE TRABALHO DE PROJETOS NA ÍNDIA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 3, p. p. 85–103, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v5i3.176. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/79519.. Acesso em: 24 nov. 2024.