Paisagens como panorama e ritmos audiovisuais: percepção ambiental na pesca da Tainha

Autores

  • Rafael Devos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Viviane Vedana Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Gabriel Coutinho Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116350

Palavras-chave:

Percepção ambiental, paisagem, fotografia panorâmica, documentário etnográfico, pesca

Resumo

O artigo desenvolve uma abordagem audiovisual para o estudo dos saberes, fazeres e interações envolvidos na prática da vigia de cardumes durante a temporada de pesca da tainha com rede de cerco, em Florianópolis. Através de fotos panorâmicas, narrativas em vídeo e montagens em hipermídia, provocamos o leitor/espectador a “ver peixe”, ampliando suas habilidades perceptuais na compreensão da formação da paisagem litorânea entre coletivos de pesca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Devos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

    Departamento de Antropologia - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem experiência em antropologia visual, antropologia urbana e percepção do ambiente.

  • Viviane Vedana, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

    Departamento de Antropologia - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora (2008) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem experiência em antropologia urbana, paisagem sonora e práticas cotidianas.

  • Gabriel Coutinho Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

    Departamento de Antropologia - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2008) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em etnologia, teoria da troca, navegação e percepção do ambiente.

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Paisagens Como Panorama E Ritmos Audiovisuais: Percepção Ambiental Na Pesca Da Tainha”. 2016. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116350.