Análise de Sites em Geociências e Difusão de Materiais Didáticos na Internet

Autores

  • Celso Dal Ré Carneiro Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências; Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino
  • André Henrique Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências; Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p57-70

Palavras-chave:

Internet, Ensino de geociências, Geociências, Análise de websites, Sítios web

Resumo

A Internet oferece importantes ferramentas na busca de informações, aplicativos e auxílio pedagógico em quaisquer áreas de interesse, podendo ser utilizada tanto por educadores quanto por alunos no intuito de enriquecer o processo ensino-aprendizagem. A partir desse paradigma, a pesquisa buscou desenvolver e aplicar uma análise sistemática de websites para Educação em Geociências, área na qual se notam deficiências na disseminação de conteúdo regional e, sobretudo, baixo aproveitamento didático da informática. Para aperfeiçoar as técnicas de disponibilização de informações geológicas e geomorfológicas regionais, foi construído um Banco de Dados que armazena dados de diversos indicadores de avaliação. A análise de websites propicia uma visão crítica a respeito da acuidade visual, da qualidade do conteúdo informativo e das alternativas utilizadas para exibição. Os resultados indicam a existência de websites excelentes nos campos de Geologia, Geomorfologia e outros segmentos das Geociências. Um bom website educacional, além de permitir navegação fácil e agradável pelo universo on-line, deve ser continuamente atualizado e deve conter ferramentas que estimulem a interatividade e a curiosidade, como gráficos, animações e hipertextos. Assim, o Banco Analítico de Dados construído pode ser um guia, para educadores e alunos, no acesso aos mais interessantes websites ligados às Geociências, na medida em que se enfatizam os recursos mais bem aproveitados em cada um deles.

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Publicado

2005-09-01

Edição

Seção

nao definida