A Disciplina Geologia Geral - Sistema Terra, Introdutória ao Curso de Geologia da USP: Conteúdo e Reflexão

Autores

  • Paulo César Boggiani Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Colombo Celso Gaeta Tassinari Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Departamento de Mineralogia e Geotectônica
  • Ciro Teixeira Correia Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Departamento de Mineralogia e Geotectônica
  • Horstpeter Herberto Gustavo José Ulbrich Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Departamento de Mineralogia e Geotecténica
  • Antonio Carlos Rocha Campos Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Sonia Maria Barros de Oliveira Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Rogério Guitarrari Azzone Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia
  • Thiago Piacentini Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Programa de Pós-Graduação em Recursos Minerais e Hidrogeologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v4i0p33-45

Resumo

A disciplina Geologia Geral - Sistema Terra, foi concebida com o objetivo de proporcionar, a alunos do curso de Geologia, o entendimento amplo e integrado, embora introdutório, dos processos atuantes na geosfera terrestre e suas complexas interações. Por meio da familiarização com conceitos e técnicas geológicas básicas, a disciplina visa capacitar os estudantes a interpretar fenômenos geológicos, motivando-os a ampliar seus conhecimentos das Geociências. Tópicos mais gerais tratados incluem a visão da Terra como parte do Sistema Solar, as áreas de atuação profissional do geólogo e sua responsabilidade frente à sustentabilidade da Terra. A disciplina tem iní­cio, no primeiro semestre, com apresentação da evolução do pensamento geológico e, em seguida, com apresentações sobre a origem do Universo e do Sistema Solar. Prossegue com os conceitos básicos da dinãmica interna do planeta, com ênfase na Tectônica Global e nos processos formadores de rocha. Aulas práticas incluem o reconhecimento de minerais e rochas mais importantes, visualização de mapas topográficos e geológicos básicos e introdução ao uso de bússola Brunton. Discute-se, a seguir, a dinãmica externa, com aulas sobre intemperismo e origem, transporte e deposição dos sedimentos. Encerra-se o semestre com aulas sobre ação geológica do gelo, rios, ventos e mares. Inicia-se o segundo semestre com a apresentação dos conceitos do tempo geológico, fundamentado com noções sobre Paleontologia, Estratigrafia e Geocronologia. As principais estruturas geológicas são apresentadas, destacando-se o uso da bússola Brunton para medição de atitudes de planos inclinados. A partir do exame de mapas geológicos, é enfatizada a importância de adquirir visões bi e tridimensionais dos terrenos representados, assim como das diferentes etapas da evolução geológica. A parte final da disciplina é dedicada à discussão da importância econômica dos recursos hí­dricos, energéticos e minerais, ainda acrescida de uma aula sobre a contribuição da Geologia nas obras de engenharia e ocupação urbana. Ao transcorrer da disciplina, as aulas são complementadas com palestras ministradas por profissionais das diferentes áreas de atuação profissional. Ao final, `´é apresentado um esboço sobre a geologia do Brasil e do Estado de São Paulo, com introdução sobre técnicas de mapeamento geológico. A primeira experiência de mapeamento é desenvolvida durante atividade de campo de dois dias, para a qual é exigido relatório. Também no final do segundo semestre, os alunos elaboram e apresentam seminários sobre temas tratados na disciplina. A equipe que ministra a disciplina vem buscando restringir ao má­nimo o uso de nomenclatura técnica e aprimorar a concatenação entre os conceitos abordados entre uma aula e outra para, dessa forma, ser atingido o objetivo de apresentar o Planeta Terra de forma sistámica.

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Publicado

2007-05-01

Edição

Seção

nao definida