Aplicação de métodos estatísticos multivariados na avaliação de vibrações sísmicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i1p101-120Palavras-chave:
Métodos estatísticos, Vibrações no terreno, Pedreiras, Desmonte de rochas, ExplosivosResumo
O presente artigo analisa a aplicação de métodos estatísticos multivariados na avaliação das vibrações sísmicas geradas no desmonte de rochas com explosivos em pedreiras. Os métodos utilizados foram a análise das componentes principais e a análise discriminante multigrupos. As variáveis consideradas na análise referem-se ao meio físico e ao plano de fogo. Os dados analisados constituem valores de velocidade de vibração da partícula, em mm/s e de frequência, em Hertz, coletados por meio de monitoramento com o uso de sismógrafos de engenharia, contemplando uma série de detonações em uma pedreira na área urbana de Campinas, São Paulo. Devido às diversas variáveis tornou-se impossível correlacioná-las, espacialmente, sem a utilização da análise multivariada. Os resultados obtidos na análise das componentes principais indicam que a distância do ponto de detonação ao ponto de registro é o fator mais importante na atenuação das ondas sísmicas e, portanto, nos níveis de vibração. Os resultados obtidos na análise discriminante apontam que a variável mais importante para discriminar os quatro grupos é a carga por espera, seguida pela frequência, solo e distância. Os fatores físicos do terreno, como o fraturamento do maciço rochoso, a espessura do solo e a profundidade do topo rochoso influenciam no comportamento das ondas sísmicas e nas vibrações, podendo aumentar ou diminuir os níveis de vibração, dependendo da direção de propagação das ondas. As análises proporcionaram uma melhor compreensão das vibrações no terreno no conjunto de dados e do comportamento do processo, correlacionando dados do maciço com parâmetros medidosDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2016-04-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Bacci, D. de L. C., & Landim, P. M. B. (2016). Aplicação de métodos estatísticos multivariados na avaliação de vibrações sísmicas. Geologia USP. Série Científica, 16(1), 101-120. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i1p101-120