Classificação de minério de ferro por DRX-Rietveld e análise de agrupamento
DOI:
https://doi.org/10.11606//issn.2316-9095.v16i2p19-24Palavras-chave:
Minério de ferro, Difração de raios X, Método de Rietveld, Análise de agrupamento.Resumo
Este trabalho estabelece uma rotina de análise quantitativa de fases por difração de raios X (DRX-Rietveld) em minério de ferro. As amostras analisadas são provenientes do Quadrilátero Ferrífero, Sudeste do Brasil, sendo compostas por hematita, magnetita, goethita, quartzo e caulinita, tendo sido classificadas em três agrupamentos: agrupamento 1 (n = 8), caracterizado pela presença das fases de alteração goethita (25 a 72% em peso), caulinita (< 25% em peso) e gibbsita (< 10% em peso), além de hematita (7 a 54% em peso) e quartzo (2 a 19% em peso); agrupamento 2 (n = 16), com amostras compostas por hematita (22 a 81% em peso) e quartzo (2 a 58% em peso), com proporções menores de goethita (< 22% em peso) e caulinita (< 13% em peso); agrupamento 3 (n = 3), contendo amostras com predomínio de quartzo (62 a 74% em peso) e proporções menores de hematita (17 a 33% em peso) e caulinita (< 5% em peso). A classificação de minérios de ferro por DRX-Rietveld e análise de agrupamento é uma opção rápida, confiável e de baixo custo para substituir a classificação de minérios por análises químicas.Downloads
Downloads
Publicado
2016-07-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Andrade, F. R. D. de, Gobbo, L. de A., & Sousa, L. F. A. (2016). Classificação de minério de ferro por DRX-Rietveld e análise de agrupamento. Geologia USP. Série Científica, 16(2), 19-24. https://doi.org/10.11606//issn.2316-9095.v16i2p19-24