Caracterização petrofísica das coquinas da Formação Morro do Chaves (Bacia de Sergipe-Alagoas) utilizando a tomografia computadorizada de raios X
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-124101Palavras-chave:
Coquinas, Tomografia computadorizada de raios x, Petrofísica, Volume elementar representativoResumo
As rochas carbonáticas constituem um grande número de reservatórios de petróleo no mundo, contudo a caracterização dessas rochas ainda é um desafio em virtude de sua alta complexidade e da variabilidade do espaço poroso, indicando a im-portância de novos estudos para reduzir a incerteza associada à interpretação e caracterização dos reservatórios carbonáti-cos. Este trabalho foi realizado para amostras de coquinas da Formação Morro do Chaves — Bacia de Sergipe-Alagoas —, rochas análogas a importantes reservatórios brasileiros. A tomografia computadorizada (TC) de raios X foi empregada para a caracterização tridimensional da estrutura da rocha. A rede neural Self-Organizing Maps (SOM) foi utilizada para a seg-mentação das imagens tomográficas. De acordo com nossos testes, a TC demonstrou ser uma ferramenta consistente para a análise qualitativa e quantitativa de espaços porosos heterogêneos, avaliando a porosidade, a conectividade e o volume elementar representativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).