Os granitos paleoproterozoicos pós-tectônicos do Bloco Gavião: o exemplo do monzogranito Salininha, Brumado, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-125801Palavras-chave:
Bloco Gavião, Intrusão pós-tectônica, Monzogranito Salininha, Bahia, BrasilResumo
O Bloco Gavião possui como embasamento uma variedade de ortognaisses e greenstone belts intrudidos por um conjunto de granitoides sin-deformacionais e pós-tectônicos cuja idade de colocação é paleoproterozoica. O Monzogranito Salininha é uma intrusão maciça localizada a aproximadamente 50 km a noroeste da cidade de Brumado, centro-sul da Bahia, Brasil. A intrusão é representativa de um conjunto de diversos plútons félsicos pós-tectônicos do Bloco Gavião, cuja petrologia tem sido pouco estudada. O plúton Salininha é irregular e alongado e possui aproximadamente 16 km2, intrudindo ortognaisses e migmatitos fortemente deformados e metamorfisados do Complexo Gavião, de idade arqueana. Em termos modais, o monzogranito Salininha possui biotita como principal mineral acessório ferromagnesiano, além de pouca hornblenda, muscovita, clorita, zircão, opacos e epidoto. Essas rochas são levemente peraluminosas, com alto teor de sílica (71,6 – 75,0 wt%). As rochas possuem altas concentrações de Rb, Sr e Ba (323,88 e 1.155 ppm, respectivamente). O valor médio obtido para a razão La/Yb foi de 18,83. Os padrões de elementos terras raras ETRs) normalizados pelo condrito mostram variação leve, com enriquecimento leve a moderado em ETRs leves e padrão plano para os ETRs pesados. Todas as amostras possuem anomalias negativas de Eu pronunciadas, o que é consistente com o fracionamento dos feldspatos. Elementos menores e traço possuem trends que indicam a cristalização fracionada de plagioclásio, K-feldspato e biotita. Os dados de elementos traço forneceram evidências para determinar que o monzogranito Salininha é pós-colisional. Uma amostra representativa forneceu idade U-Pb (zircão), via abrasão química-diluição isotópica-espectrometria de massa de ionização térmica (CA-ID-TIMS), de 2003 ± 4 Ma, consistente com o plúton Salininha sendo intrusivo na porção sul do
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).