Aspectos tectônicos do emplacement da borda leste do Complexo Granítico Três Córregos, Cerro Azul (PR)

Autores

  • Renata Ribas Zanella Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Leonardo Fadel Cury Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-403

Palavras-chave:

Complexo Granítico Três Córregos, Granito sin-tectônico, Alojamento de arco magmático, Tectônica de baixo ângulo, Análise estrutural.

Resumo

Grandes quantidades de rochas graníticas foram geradas durante a evolução do Ciclo Brasiliano, destacando-se o Complexo Granítico Três Córregos (CGTC), um importante complexo ígneo do Neoproterozoico, intrudido nas rochas metassedimentares mesoproterozoicas da Formação Água Clara. No âmbito da Formação Água Clara reconheceram-se duas associações litológicas: uma constituída por rochas calciossilicáticas e outra composta por mármores calcíticos intercalados a carbonato xistos e filitos. O padrão estrutural observado nessas rochas é caracterizado por duas foliações, onde S1 configura uma clivagem ardosiana que evolui para uma xistosidade contínua, subparalela ao bandamento composicional, observada nos micrólitons de foliação S2, esta desenvolvida em um sistema de transposição parcial a total de S1 em uma tectônica de cavalgamento, resultando em paralelismo entre as duas estruturas. As fácies graníticas Arrieiros-Cerro Azul e São Sebastião reconhecidas na borda leste do CGTC apresentam foliação de fluxo magmático definida pela orientação de máficos da matriz e/ou orientação de fenocristais de feldspato potássico, com atitudes concordantes com os contatos e com as foliações das rochas metassedimentares. Foram reconhecidas paragêneses das fácies xisto verde e anfibolito superior, com gradiente expresso por uma distribuição consistente de minerais índices de temperaturas relativamente mais elevadas em toda a área de estudo. As paragêneses compatíveis com a zona da sillimanita em rochas pelito-aluminosas e calciossilicáticas, a relação dos aspectos petrotectônicos dos granitos com suas encaixantes, bem como os padrões estruturais observados nos granitos e rochas metassedimentares concordantes podem ser explicados pela sobreposição, ao menos parcial, entre os eventos de instalação do CGTC e do desenvolvimento da foliação S2, indicando que os processos iniciais de abertura de espaço para a colocação do CGTC estão relacionados à tectônica de baixo ângulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aspectos tectônicos do emplacement da borda leste do Complexo Granítico Três Córregos, Cerro Azul (PR). (2017). Geologia USP. Série Científica, 17(2), 23-44. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-403