Os diques na encosta ocidental da Serra de Ybytyruzú, região centro‑oriental do Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-121977Palavras-chave:
Ybytyruzú, Paraguai Oriental, Diques Alcalino‑potássicos.Resumo
A Cordilheira do Ybytytyruzú na região centro‑oriental do Paraguai é formada dominantemente de derrames de lavas toleíticas de idade Cretáceo Inferior (130–134 Ma) cortados por diques alcalinos potássicos e corpos intrusivos com idades entre 125 e 127 Ma. Estudos petroquímicos focalizando 14 amostras de diques da região mostram uma aparente afinidade com as rochas da Província do Tipo Romano e total consistência com a associação petrográfica global do gráben Assunção‑Sapucai‑Villarrica (ASV). Duas suítes potássicas principais são distinguidas: B‑P (basanito‑tefrito‑fonotefrito‑fonolito) e AB‑T (álcali basalto‑traquibasalto‑traquiandesito‑traquifonolito/traquito). A ocorrência de rochas lamproíticas na área não foi até então confirmada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).