Minettes do Stock Monzonítico Glória Norte: evidência de magmatismo ultrapotássico pós-orogênico, com assinatura de subducção, no Sistema Orogênico Sergipano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-133599Palavras-chave:
Lamprófiro, Monzonitos, Petrografia, Geoquímica.Resumo
Lamprófiros ocorrem como enclaves microgranulares no Stock Monzonítico Glória Norte (SGN) (588 ± 5 Ma), localizado na parte central do Domínio Macururé, do Sistema Orogênico Sergipano, no estado de Sergipe. Esses enclaves lamprofíricos foram classificados como minettes e ocorrem concentrados em uma área com aproximadamente 1 km de diâmetro na região sudeste do stock. Os minettes apresentam texturas porfirítica e panidiomórfica, com fenocristais de biotita e matriz com granulação fina. Os minerais máficos presentes, além da biotita, são: diopsídio, augita, hornblenda e titanita. Ortoclásio pertítico, andesina, biotita, carbonato, apatita e zircão também estão presentes na matriz. Os dados dos elementos maiores (K2O/Na2O > 3, 6 > %MgO > 8, K2O > 3%), menores e traços (baixos valores de Ti, Nb, Ta) indicam magmatismo ultrapotássico orogênico. As razões Th/Yb > 9,00 e 0,05 < Ta/Yb < 0,20 apontam para magma formado por fusão de um manto enriquecido. As informações obtidas neste estudo indicam que magmas básicos ultrapotássicos estiveram presentes durante o período pós-tectônico no Sistema Orogênico Sergipano (SOS).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).