Análise de lineamentos estruturais no Domo de Lages (SC) com uso de imagens de satélite e mapas de relevo sombreado
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2010000200005Palavras-chave:
Domo de Lages, Lineamentos estruturais, Geoprocessamento, Falhas transcorrentesResumo
Este trabalho apresenta o estudo dos lineamentos estruturais na região do Domo de Lages, porção centro-sul do Estado de Santa Catarina, e sua relação com as diferentes unidades estratigráficas da Bacia do Paraná que ocorrem na região. Os lineamentos estruturais foram interpretados a partir da análise digital de imagens de satélite e de mapas de relevo sombreado, com o uso de técnicas de geoprocessamento. Os resultados mostram lineamentos estruturais com orientações NW, NNE, NE, ENE e E-W. Os lineamentos maiores (4 - 50 km) foram interpretados a partir dos mapas de relevo sombreado, enquanto os menores (1 - 3 km) foram interpretados a partir da imagem de satélite. De acordo com os dados de campo, estes lineamentos afetam rochas vulcânicas da Formação Serra Geral da Bacia do Paraná e rochas alcalinas associadas ao domo. Em todas estas direções estruturais são encontradas evidências de falhas transcorrentes. A formação das falhas transcorrentes destrais NNE tem sido relacionada a uma tensão compressiva orientada NE-SW. Considera-se que a idade máxima de geração dessas orientações estruturais situa-se no limite do Cretáceo Superior ao Paleógeno. A formação dessas estruturas tem sido relacionada à reativação de estruturas mais antigas presentes na bacia e no seu embasamento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2010-07-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Roldan, L. F., Machado, R., Steiner, S. dos S., & Warren, L. V. (2010). Análise de lineamentos estruturais no Domo de Lages (SC) com uso de imagens de satélite e mapas de relevo sombreado . Geologia USP. Série Científica, 10(2), 57-72. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2010000200005