Palinomorfos neogenos do poço 2-CA-1-RS, Bacia de Pelotas, Brasil: significado bioestratigráfico e paleoecológico
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2011000100009Palavras-chave:
Palinologia, Neógeno, Bacia de Pelotas, BrasilResumo
Dados de microfósseis calcários são conhecidos para a seção pré-quaternária da Bacia de Pelotas. Contudo, informações palinológicas são relativamente escassas, com estudos iniciados, de forma sistematizada, somente nos últimos anos. Este trabalho apresenta resultados palinológicos do poço 2-CA-1-RS, locado na porção onshore da bacia, no Rio Grande do Sul. Um total de 20 amostras foi selecionado no trecho entre 262 - 145 m de profundidade, das quais cinco revelaram associações de palinomorfos abundantes e diversificadas; quinze apresentaram predomínio de matéria orgânica amorfa ou fitoclastos. Espécies de esporos, grãos de pólen, cistos de dinoflagelados compreendem os palinomorfos mais comuns, incluindo ainda palinoforaminíferos, escolecodontes, acritarcos, algas Chlorococcales (Botryococcus) e esporos de fungos. A análise da distribuição quantitativa dos componentes da matéria orgânica particulada ao longo da seção permitiu a individualização de dois conjuntos palinológicos. Em termos gerais, os resultados indicam natureza marinha para intervalo estudado, com variações da base para o topo. O conjunto 1 (262 - 248 m) reflete condições mais distais, em mar aberto, enquanto o conjunto 2 (190 - 160 m) é interpretado como marinho mais proximal. Com base na amplitude estratigráfica de determinadas espécies de dinoflagelados, distintas idades entre o Mioceno e o Quaternário são indicadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2011-04-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Silva, W. G. da, Souza, P. A. de, Helenes, J., & Arai, M. (2011). Palinomorfos neogenos do poço 2-CA-1-RS, Bacia de Pelotas, Brasil: significado bioestratigráfico e paleoecológico . Geologia USP. Série Científica, 11(1), 149-169. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2011000100009