Caracterização geofísica em aterro de resíduos sólidos para avaliação de condicionantes de instabilidade geotécnica
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2013000100002Palavras-chave:
Eletrorresistividade, Chorume, Surgência, Movimento de massa, RavinaResumo
A disposição de resíduos sólidos pode gerar problemas ao ambiente, além do risco potencial de instabilidades geotécnicas mesmo em obras planejadas, como disposições em pilhas elevadas ou pontas de aterro, por representarem meras adaptações em obras de engenharia civil. A cidade de Leme, SP, produz aproximadamente 35 t/dia de resíduos sólidos urbanos, depositados em um aterro localizado no distrito de Barro Preto. Este trabalho é um diagnóstico ambiental de um aterro de resíduos sólidos, a partir da análise hidrogeológica e levantamento geofísico, com indícios de instabilidade geotécnica verificados na área, para análise dos condicionantes que provocam a surgência de chorume nas laterais do aterro e sua relação com movimentos de massa e instalação de ravinas no solo de cobertura, com consequente exposição dos resíduos. Os resultados indicam horizontes de baixa resistividade conectados com pontos de surgência, gerados pela decomposição de matéria orgânica. Tais horizontes resultam da concentração de chorume em alguns locais, que, por sua vez, devem provocar a perda de coesão dos materiais que constituem a pilha. Os resultados são áreas com fluxo de massa por movimentos rotacionais, que, aliado ao fluxo superficial de águas pluviais, evolui para ravinas e exposição de resíduos, preferencialmente nos pontos de surgência. O fluxo de chorume em superfície atinge áreas além dos limites do aterro, com impacto direto na agricultura local e risco aos transeuntes que utilizam a rodovia margeada pelo aterro.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2013-03-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Moreira, C. A., Godoy, L. H., Sardinha, D. de S., Conceição, F. T. da, & Roveri, C. D. (2013). Caracterização geofísica em aterro de resíduos sólidos para avaliação de condicionantes de instabilidade geotécnica . Geologia USP. Série Científica, 13(1), 25-34. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2013000100002