O uso do método Estudo de Caso na Ciência da Informação no Brasil

Autores

  • Alexandre de Souza Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Vieira do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Emilia Barroso Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Letícia Labati Terra Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marina Ramalho e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p49-69

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Ciência da Informação, Pesquisa Qualitativa

Resumo

O presente artigo apresenta e reflete sobre a origem, definições e características do método Estudo de Caso. Observa os limites do Estudo de Caso como método de pesquisa. Apresenta sua aplicabilidade em pesquisas científicas da área da Ciência da Informação no Brasil, com a análise de treze periódicos recomendados pela ANCIB. Demonstra a aplicação do método em cinco artigos publicados no período de 2007 a 2011. Conclui que o Estudo de Caso se aplicado corretamente pode contribuir como método e ajudar a ampliar as pesquisas em Ciência da Informação no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Alexandre de Souza Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutorando em Ciência da Informação pelo convênio UFRJ – IBICT
  • Aline Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestranda em Ciência da Informação pelo convênio UFRJ-IBICT
  • Emilia Barroso Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Ciência da Informação pelo convênio UFRJ-IBICT
  • Letícia Labati Terra, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Ciências Biológicas pela UFRJ
  • Marina Ramalho e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Bioquímica pela UFRJ

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Publicado

2013-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O uso do método Estudo de Caso na Ciência da Informação no Brasil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 49–69, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p49-69. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/59101.. Acesso em: 28 mar. 2024.