Análise da pesquisa científica no setor citrícola a partir de indicadores bibliométricos

Autores

  • Cláudia Daniele Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Leandro Innocentini Lopes Faria Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i2p128-141

Palavras-chave:

Bibliometria, Indicadores bibliométricos, Produção científica, Setor citrícola, Citricultura.

Resumo

O setor citrícola engloba a agricultura das frutas cítricas laranjas, limões, tangerinas e seus diversos híbridos e possui extrema importância econômico-social em mais de 100 países em todos os continentes ao redor do mundo. Enquanto alguns têm mercados locais para frutas frescas, como é o caso da Espanha, Marrocos, Israel, Cuba e África do Sul, outros dependem do processamento e das exportações como uma saída para grande parte de suas produções, como por exemplo, o Brasil, Estados Unidos, China, Índia e México. Os números e as cifras do setor citrícola são expressivos e traduzem sua relevância para a economia mundial, entretanto o conhecimento acerca da mensuração da pesquisa científica e dos indicadores bibliométricos neste setor ainda é uma lacuna a ser preenchida. O objetivo deste artigo é traçar um panorama da produção científica relacionada ao setor citrícola entre os anos 2000 e 2010 e verificar qual a contribuição do Brasil nesse mesmo período. Como procedimentos metodológicos, estabeleceram-se algumas etapas para um melhor desenvolvimento da pesquisa: busca exploratória na base de dados internacional Web of Science (WoS), no intuito de encontrar palavras chave relevantes, agrupamento dos termos, elaboração da expressão de busca, coleta dos registros bibliográficos, pré-tratamento dos dados, análise bibliométrica com o software Vantage Point e por fim, representações gráficas com os softwares Microsoft Office Excel, Ucinet e NetDraw. Como resultados da pesquisa, foram gerados indicadores bibliométricos sobre a evolução das publicações científicas, suas distribuições geográficas no mundo e nas regiões brasileiras, além do mapeamento das relacionamentos que ocorrem com a colaboração científica. Conclui-se que a pesquisa relacionada ao setor citrícola apoia e acompanha a competitividade econômica das suas regiões mais produtoras, com a geração de conhecimentos altamente especializados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Daniele Souza, Universidade Federal de São Carlos
    Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) e Mestrado na linha de pesquisa Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fez um período de estágio na Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), Espanha atuando principalmente nas áreas de organização da informação, bases de dados, bibliometria, avaliação de produção científica e indicadores de ciência, tecnologia e inovação. Rodovia Washington Luis, Km 235 – Monjolinho. Caixa-postal: 676, CEP: 13.565-905 - São Carlos, SP – Brasil. Telefone: (016) 3351-8374.
  • Leandro Innocentini Lopes Faria, Universidade Federal de São Carlos
    Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), Mestre em Engenharia de Materiais pela UFSCar (1997), Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar/PPCEM (2001) e doutor em Sciences de Lʹinformation Et Communication pela Universite Dʹaix‐Marseille III, França (2001). Atualmente é Coordenador Executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais). Rodovia Washington Luis, Km 235 – Monjolinho. Caixa-postal: 676, CEP: 13.565-905 - São Carlos, SP – Brasil. Telefone: (016) 3351-8374.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da pesquisa científica no setor citrícola a partir de indicadores bibliométricos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 128–141, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i2p128-141. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/64688.. Acesso em: 29 mar. 2024.