A Gestão do Conhecimento como recurso de inovação para Micro e Pequenas Empresas (MPEs): o modelo Enabling Knowledge Creation (EKC)

Autores

  • André Anderson Felipe Universidade Federal do Pernambuco
  • Denysson Axel Ribeiro Mota Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p57-78

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Micro e Pequenas Empresas, Enabling knowledge creation, Inovação

Resumo

Este artigo expõe e analisa o modelo de Gestão do Conhecimento (GC), apresenta no livro Enabling Knowledge Creation de von Krogh, Ichijo e Nonaka (2000), chamado aqui de modelo EKC, traçando suas principais etapas e formas de sua aplicação. Como objetivo analisa como as diretrizes de inovação para MPEs propostas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) envolvem procedimentos da GC, mais especificamente, como se configuram frente ao modelo EKC. A pesquisa bibliográfica e documental foi utilizada como aporte metodológico para apresentar o modelo EKC, e a análise comparativa como recurso para propiciar a análise das diretrizes de inovação para MPEs propostas pelo SEBRAE e a comparação das mesmas, com as etapas estabelecidas pelo modelo EKC. Os resultados mostram que as diretrizes de inovação para MPEs estabelecidas pelo SEBRAE se aproximam das etapas apresentadas pelo modelo EKC, demostrando a relevância da GC no desenvolvimento de ações que promovem formas de inovar no contexto empresarial brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Anderson Felipe, Universidade Federal do Pernambuco
    Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Bibliotecário com experiência profissional em biblioteca pública, escolar e universitária. Professor com experiência na área de Biblioteconomia e Arquivologia.
  • Denysson Axel Ribeiro Mota, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Ciência da Infomação pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Ciência da Infomação pela Universidade Federal da Paraíba (2011), onde trabalhou na linha de Ética, Gestão e Políticas de Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento para Micro e Pequenas Empresas. Especialista em Análise de Testes no projeto de residencia em sofware pelo CIn/UFPE, onde atuou no C.E.S.A.R. como analista de testes. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tiradentes (2007). Foi professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, entre 2010 e 2012, atuando na graduação com Sistemas de Informação, Gestão da Informação e Fundamentos de Computação.

Downloads

Publicado

2015-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Gestão do Conhecimento como recurso de inovação para Micro e Pequenas Empresas (MPEs): o modelo Enabling Knowledge Creation (EKC). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 57–78, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i1p57-78. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/69584.. Acesso em: 29 mar. 2024.