Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana

Autores

  • Roge Cavalcante da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Gustavo Silva Saldanha Instituto Brasileiro de Cência e Tecnologia e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23

Palavras-chave:

Livro, Filosofia do Livro, Comenius, Cultura Impressa

Resumo

Este estudo, orientado para a filosofia do livro e seu impacto no pensamento pedagógico de Comenius, integra o projeto “Epistemologia histórica do pensamento biblioteconômico-informacional: a trama da linguagem entre instituições, conceitos, artefatos e intersujeitos”, desenvolvido no contexto da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O recorte de pesquisa se aproxima dos debates sobre a fundamentação do campo informacional, porém explorando não apenas suas demandas filosóficas, mas incluindo dois eixos co-centrais: a) uma epistemologia histórica, interessada em um olhar sobre os modos como as ideias se estabelecem no tempo-espaço em mutação, e b) uma filosofia da cultura, orientada para o posicionamento dos objetos de estudo, abarcando os conceitos, com integrantes de dimensões construídas e disputadas dentro das dinâmicas culturais. O referencial teórico estabelece-se a partir de fontes oriundas da Biblioteconomia & Ciência da Informação, Educação e História (mais especificamente, os estudos do domínio de História do Livro). Como caracterização metodológica, realiza-se estudo histórico-bibliográfico, com foco no pensamento bibliológico, com vistas à compreensão das margens de influência da cultura impressa no pensamento pedagógico de Johann Amós Comenius (1592-1670). Parte do resultado de um estudo mais amplo, de natureza dupla (histórica e empírico-conceitual), o enfoque geral do estudo procurou demarcar os indícios manifestos da cultura impressa na elaboração de conceitos da Filosofia da Educação presentes na obra maior de Comenius, a Didactica Magna (1657). As diretivas conclusivas procuram comprovar os modos teóricos de influência de uma filosofia do livro transformada por impactos socioculturais.

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Biografia do Autor

  • Roge Cavalcante da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Licenciado em Biblioteconomia (UNIRIO)
  • Gustavo Silva Saldanha, Instituto Brasileiro de Cência e Tecnologia e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Bacharel em Biblioteconomia (UFMG); Mestre em Ciência da Informação (UFMG); Especialista em Filosofia Medieval (FSC); Doutor em Ciência da Informação (IBICT - UFRJ)

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Publicado

2017-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4–23, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/125094.. Acesso em: 29 mar. 2024.