Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência

Autores

  • Solange A. Iervolino Universidade de São Paulo; Faculda de de Saúde Pública
  • Maria Cecília F. Pelicioni Universidade de São Paulo; Departamento de Prática de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19762

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Escola Promotora da Saúde, Educação Continuada

Resumo

Este trabalho, desenvolvido por trinta meses em Vargem Grande Paulista-SP, objetivou capacitar professores do Ensino Infantil e Fundamental para desenvolverem o processo de Educação em Saúde, junto a seus alunos. Utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas e a técnica de grupo focal, sendo os resultados analisados quali-quantitativamente. Iniciou-se com um diagnóstico situacional, originando os seguintes "temas geradores": Escola Promotora da Saúde, Observação do Escolar, Prevenção de Acidentes, entre outros. Esses possibilitaram a discussão de saúde de forma integral e o estabelecimento da relação desta com o meio ambiente. A segunda etapa se constituiu na avaliação do processo. Como resultados, a capacitação realizada, calcada na idéia de saúde como sinônimo de qualidade de vida, proporcionou aos professores a possibilidade de revisar seus conceitos sobre saúde e educação em saúde, seu papel como agente promotor da saúde e da prevenção de doenças. Verificou-se também que se tornaram capacitados para desenvolver os temas trabalhados de forma transversal.

Referências

Iervolino SA. Escola Promotora da Saúde: um projeto de qualidade de Vida. [Dissertação]. São Paulo (SP): Faculdade de Saúde Pública/USP;2000. p.33-7.

Ministério da Saúde (BR). Promoção da Saúde: Carta de Ottawa. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1996. p.19.

Gadotti M. Convite á Leitura de Paulo Freire. 2ªed. São Paulo (SP): Scipione; 1991. p.136.

OPAS. Oficina Sanitária Panamericana. Escuelas promotoras de salud: modelo y guía para la acción. Washington (DC); 1996. p.1-19.

Martins Junior. T. Apoderamento. SANARE: Rev Políticas Públicas 2003;IV(1):27-9.

Pelicioni MCF. Educação em Saúde e educação Ambiental: estratégias de construção da escola promotora da saúde. [Livre-Docência]. São Paulo(SP): Faculdade de Saúde Pública/USP; 2000. p.253.

World Health Organization. WHOLIS. Health promotion and healthy lifestyles. Geneva;January 2004. 2 p. Avaiable from: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online

Freire P(a). Educação e mudança. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1983.

Iervolino SA, Pelicioni MCF. A utilização do grupo focal como metodologia na promoção da saúde. Rev Escola de Enfermagem da USP. 2004; 2(35): 115-21.

Cianciarullo TI. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo (SP): Atheneu; 1996.

Marcondes RS, coordenadora. Saúde na escola:1o grau: livro do professor. São Paulo(RJ):IBRASA; 1979.

Farhat C. Fundamentos e Práticas das imunizações em clínica médica e pediatria. 3a ed. Rio de Janeiro (RJ) / São Paulo (SP): Atheneu; 1989.

Freire P(b). Educação como prática da liberdade. 14a ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1983.

Organización Panamericana de la Salud. Escuelas promotoras de la salud: entornos salud ables y mejor salud para las geraciones futuras. Washington (DC): OPAS - Comunicación para la Salud(13); 1998.

Downloads

Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Relato de Experiência