Expectativas parentais: o internato como contexto de desenvolvimento

Autores

  • Demóstenes Neves da Silva Faculdade Adventista de Educação do Nordeste
  • Elaine Pedreira Rabinovich Centro de Estudos do Crescimento Desenvolvimento Humano

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19848

Palavras-chave:

Educação, Família, Internato, Ambiente

Resumo

O estudo objetivou discutir os motivos e as expectativas dos pais ao conduzirem os filhos para uma educação no ensino regular da educação básica numa instituição interna e confessional. Como objetivos específicos, pretendeu traçar um perfil dos alunos e analisar a relação entre o papel da instituição e as expectativas parentais. Os instrumentos metodológicos foram questionários semi-estruturados aplicados a 20 pais que correspondiam ao total dos novos alunos do ano letivo e o diário de campo do pesquisador. São apresentados elementos de análise do internato agrupados como contexto de compensação, ideal de vida, substituto da família, fator de crescimento para os filhos e de desenvolvimento acadêmico. Conclui-se que o internato é procurado, na expectativa dos pais, como contexto privilegiado para a educação dos filhos em sua condição de fechamento e proteção e, paradoxalmente, como fator de crescimento e desenvolvimento.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original