Cultura lúdica e utilização de objetos e materiais em brincadeiras de crianças Guarani de uma aldeia de Aracruz - ES

Autores

  • Kleber de Oliveira Faculdade Pitágoras de Linhares; Departamento de Psicologia
  • Paulo Rogério Meira Menandro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19880

Palavras-chave:

Índios Sul-Americanos, Jogos e brinquedos, Desenvolvimento infantil

Resumo

Os materiais e objetos utilizados como suporte às atividades lúdicas infantis são importantes referências para a compreensão do diálogo simbólico entre as crianças e seu grupo social tendo, assim, relação direta com a realidade sócio-cultural em que estão inseridos, bem como para maior compreensão de sua própria cultura lúdica. Este artigo tem como objetivo a análise da cultura lúdica infantil de um grupo de crianças da etnia Guarani em uma situação específica - uma aldeia localizada na proximidade de núcleos urbanos e passando por situação de disputa territorial - com base no estudo dos materiais e objetos utilizados como suporte ao brincar. Foram acompanhadas 34 crianças de uma mesma aldeia por um período de 20 dias sendo, neste período, realizadas 100 sessões de observação sistemática e anotações livres em diário de campo. Os dados provenientes foram categorizados por natureza do material / objeto utilizado como suporte para a brincadeira, e grupos de brinquedo quanto ao gênero dos participantes: grupos de meninos, grupos de meninas, grupos mistos. Os resultados apresentaram importantes aproximações e distanciamentos com relação a pesquisas realizadas com outras etnias em outras regiões do Brasil, bem como confirmam a importância dos objetos de suporte nas atividades lúdicas. Ao contrário do exposto em etnografias clássicas, o grupo de crianças pesquisadas possui rica cultura lúdica, com utilização de diversos objetos e materiais, inclusive brinquedos industrializados e artesanais.

Referências

Benjamin W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus,1984.

Censo demográfico Guarani / Tupiniquim. FUNAI – Aracruz – ES, 2006.

.Metraux Alfred. The Guarani. In: Steward JH. (Org). The Handbook of South American Indians – vol III: the tropical forest indians. Nova York: Cooper Square Publishers, 1963.

Schaden E. Aspectos fundamentais da cultura Guarani. São Paulo: EPU, EDUSP, 1962.

Fagundes AJFM. Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1982.

Danna MF, Mattos MA. Ensinando observação: uma introdução. São Paulo: Edicon, 1996.

Bichara ID. Crescer como índio às margens do Velho Chico: um desafio para as crianças Xocó. In: Koller S, Lordelo E, Carvalho AMA. Infância brasileira e contextos de desenvolvimento. São Paulo: Casado Psicólogo. Salvador: UFBA, 2002.

Nunes A. A sociedade das crianças A’wue-Xavante: por uma antropologia da criança. Lisboa: Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional, 1999.

Gosso Y. Pexe oxemorai: brincadeiras infantis entre os índios Parakanã. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia,Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

Pacheco R, Neves LGS. Índice do folclore capixaba. Edição do autor: Vitória, 1994.

Friedmann A. A arte de brincar: brincadeiras e jogos tradicionais. Petrópolis: Vozes, 2004.

Zatz S, Zatz A, Halaban S. Brinca comigo! tudo sobre o brincar eos brinquedos. São Paulo: Marco Zero, 2006.

Laraia Roque. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1999.

Cohn C. A experiência da infância e o aprendizado entre os Xikrin. In: Lopes da Silva A, Nunes A, Macedo AVLS.(org) Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.

Leontiev A. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: Vygotsky LS, Leontiev NA, Luria AR. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.

Barth F. Ethnics groups and boundaries. The social organization of culture difference. Boston: Little, Brown and Company,1969.

Villar D. Uma abordagem crítica do conceito de “etnicidade” na obra de Fredrik Barth. Mana. 10(1):165-192, 2004.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original