Desenvolvimento psicomotor em crianças pré-termo e a termo na idade escolar

Autores

  • Ana Amélia Cardoso Universidade Federal do Paraná; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Vanêssa Maziero Barbosa Universidade de Illinois; Centro Médico; Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20009

Palavras-chave:

prematuridade, desvantagem social, desenvolvimento humano, desempenho psicomotor, coordenação visomotora

Resumo

Fatores biológicos, como prematuridade e baixo peso ao nascimento, e fatores ambientais, como nível sócioeconômico, podem influenciar o desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento psicomotor de três grupos de crianças em idade escolar: (1) pré-termo de famílias de baixa renda, (2) a termo de famílias de baixa renda, e (3) a termo de classe média. Participaram do estudo 120 crianças de 5 a 7 anos de idade, 40 em cada grupo. As crianças foram submetidas a avaliação de equilíbrio estático, tônus postural, habilidades perceptuais e viso-motoras. Foi observada diferença significativa de desempenho entre os grupos na maioria dos testes. Ao analisar o efeito isolado do nível sócioeconômico, observou-se efeito favorável à classe média nos itens de tônus postural e equilíbrio. Os resultados sugerem que o desenvolvimento de crianças prematuras deve ser acompanhado até pelo menos a idade escolar, principalmente daquelas em situação de desvantagem social, sendo importante incentivar a implantação de programas de acompanhamento longitudinal do desenvolvimento dentro do sistema público de saúde.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais