Evolução do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças pré-escolares de zero a dois anos do município de Goiânia (GO)

Autores

  • Ana Karolina Paiva Braga Universidade Estadual de Goiás
  • Juliana Campos Rodovalho Universidade Estadual de Goiás
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20011

Palavras-chave:

crescimento infantil, desenvolvimento infantil, pré-escolar, fatores de risco, detecção de atrasos

Resumo

Os objetivos do estudo foram analisar a evolução do crescimento e desenvolvimento de crianças pré-escolares em creches de Goiânia e verificar a associação entre fatores de risco no crescimento e desenvolvimento das crianças. Participaram 39 crianças, de ambos os sexos, de zero a dois anos de idade. As crianças foram avaliadas em três momentos, com intervalo de dois meses entre as avaliações. O crescimento foi avaliado pelas medidas antropométricas de peso e altura e o desenvolvimento foi avaliado pelo Teste de Denver II. A maioria das crianças apresentou crescimento normal. Na primeira avaliação 46% das crianças apresentaram risco para o desenvolvimento, na segunda avaliação 28% de risco e na última avaliação 44%, sendo a linguagem a área mais defasada. Variáveis que tiveram relação com o déficit do crescimento e atraso no desenvolvimento: maior idade materna, menor Apgar 5º minuto, crianças do sexo masculino, menor peso adquirido na gravidez e mães desempregadas.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais