Avaliação de programas de intervenção com adolescentes: limites, avanços e perspectivas

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, da Educação e do Trabalho
  • Alana Batistuta Manzi-Oliveira Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Karin Aparecida Casarini Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, da Educação e do Trabalho
  • Roberta Cury Jacquemin Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Programa de Pós-graduação em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20041

Palavras-chave:

avaliação, programas, adolescentes, literatura de revisão

Resumo

O objetivo é descrever o estado da arte da avaliação de programas de intervenção junto a adolescentes. Por meio de uma revisão da literatura, foram recuperados seis artigos publicados entre 2008 e 2010. Destes, quatro são de caráter empírico, um teórico e uma revisão, sendo que a maioria das publicações é de autores norte-americanos. Os estudos abordam instrumentos e métodos utilizados na avaliação de programas e buscam uma articulação entre pesquisa e prática. Quanto à abordagem metodológica, predominam pesquisas qualitativas. Os estudos indicam um interesse vinculado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de intervenções junto aos adolescentes e uma sofisticação da discussão crítica das pesquisas de descrição de indicadores de eficácia. Entre as contribuições, destaca-se a consideração do contexto para pesquisas de avaliação e sua potencial relação com a melhoria dos programas de intervenção. Os resultados podem ser vistos como norteadores para profissionais da área, fomentando a construção de práticas e conhecimentos sobre o papel do avaliador.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original