Indicadores do padrão de sono em crianças de 2 a 5 anos

Autores

  • Ruth B. Lass
  • Therezinha Moreira Leite

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38140

Palavras-chave:

padrão de sono, desenvolvimento infantil, fatores psicossociais, sono na criança.

Resumo

Este trabalho refere dados obtidos por estudo exploratório com o objetivo de verificar características, do comportamento de sono em crianças, de uma perspectiva psicológica. Trata-se de dois grupos de 15 crianças, nível sócio-econômico médio e freqüentando a pré escola; um constituído de crianças de 2a. 6m. a 3a. 8m., g do sexo masculino, 7 do sexo feminino; outro, de crianças de 4a. 6m. a 5a. 6m., 7 do sexo masculino, 8 do sexo feminino. Questionários e entrevistas foram utilizados para obtenção de dados sobre seu comportamento de sono por parte das mães. Os dados sobre abandono da sesta, necessidade de companhia para adormecer, ocorrência e identificação de sonho, revelam tendências a serem apontadas. Alguns hábitos como: horário de dormir, abandono da sesta, utilização sistemática de objeto transicional, medo de escuro, solicitação de luz acesa, indicam fatores de ordem ps~quica e social. Este trabalho expressa a tentativa de obter fndices de desenvolvimento do padrão de sono, tendo por referencial a prática psicológica especialmente clinica. Não tendo como perspectiva imediata os distúrbios de sono nos primeiros anos de vida, tenta indicar as características do estabelecimento desse padrão e suas relações com a vida de vigília.

Biografia do Autor

  • Ruth B. Lass
    Psicóloga Clínica.
  • Therezinha Moreira Leite
    Prof. Livre Docente do Departamento de Psicologia Clínica do lnstituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

1994-12-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização