Alimentação de bebês e crianças pequenas em contextos coletivos: mediadores, interações e

Autores

  • Marlene E. M. Amaral
  • Viviane Morelli
  • Rosa V. Pantoni
  • Maria Clotilde Rossetti-Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38371

Palavras-chave:

desenvolvimento de hábitos alimentares em creche, alimentação coletiva de bebês, programações e alimentação em creche.

Resumo

O presente artigo discute aspectos envolvidos no trabalho da creche para desenvolver o processo de aquisição de novos hábitos alimentares, tanto no momento em que o bebe começa a frequentar a creche, como no decorrer de seu desenvolvimento nela. Neste, a busca de cooperação entre creche e família é enfatizada como eixo fundamental para que a iniciativa seja bem sucedida. Partindo de uma reflexão sobre o alimento como construção social e simbólica, contrapõe- se a idéia do que seria uma dieta equilibrada e balanceada e qual seria sua função no desenvolvimento da criança. A apresentação tem por base a experiência prática acumulada pelas educadoras e técnicos da Creche Carochinha nestes últimos anos e uma pesquisa.recentemente realizada pelo Centro de investigação sobre Desenvolvimento e Educação infantil (CINDEDI) com o objetivo de registrar e analisar os processos de adaptação de bebés, seus familiares e as educadoras, durante os primeiros meses de frequência à Creche Carochinha. São apresentadas as diretrizes que orientam nosso trabalho nessa área, enfatizando o respeito devido à criança enquanto sujeito ativo neste processo de aquisição. Alguns elementos norteadores para a elaboração do cardápio são discutidos, discriminando procedimentos e etapas seguidas na introdução de modificações, particularmente quando estas coincidem com o período de integração da criança e da família à creche. São referidas algumas situações que requerem procedimentos específicos. Como conclusão, são feitos alguns comentários sobre a formação do educador, questão básica quando se quer garantir uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

  • Marlene E. M. Amaral
    Auxiliar de Enfennagem da Creche Carochinha - COSEAS/USP - Ribeirão Preto.
  • Viviane Morelli
    Técnica em Nutrição e Dietética da Creche Carochinha - COSEAS/USP - Ribeirão Preto.
  • Rosa V. Pantoni
    Psicóloga da Creche Carochinha - COSEAS/USP - Ribeirão Preto.
  • Maria Clotilde Rossetti-Ferreira
    Profa. Tit. da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Depto. de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Referências

Gomes LCD, Proença MG, Limongi SC. Avaliação e terapia da motricidade oral. In: Gomes ICD, et al. Temas de fonoaudiologia São Paulo, Edições Loyola, 1991.

Marcondes E, Lima IN. Dietas em pediatria clínica. São Paulo, Sarvier, 1980.(Monografias Médicas - Série Pediatria, 13).

Mitchell HS, Rynbergen L, Dibble MV. Nutrição. São Paulo, interamericana,1978.

Oliveira ZMR, Mello AM, Vitoria T, Rossetti-Ferreira MC. Creches: crianças, faz-de-conta & cia. Petrópolis,Vozes, 1992.

Rossetti-Ferreira MC. O apego e as reações da criança à separação da mãe: uma revisão bibliográfca. Cad Pesq. 48: 3-19, 1984.

Rossetti-Ferreira MC, Campos de Carvalho MI, Rubiano MRB, Oliveira ZMR. A construção de uma proposta pedagógica para creches: uma trajetória de pesquisa em psicologia do desen-volvimento. Paidéia, 1: 9-16, 1991.

Rossetti-Ferreira MC, Amorim KS, Vitoria T. A creche enquanto contexto possível de desenvolvimento. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., 4 (2): 35-40,1994.

Vitória T, Rossetti-Ferreira MC. Processos de adaptação na creche. Cad Pesq.,86: 55-64,1993.

Woiski JR. Nutrição e dietética em Pediatria. Rio de Janeiro, Atheneu, 1988.

Downloads

Publicado

1996-12-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização