Você conhece seus filhos? Análise de um discurso da mídia

Autores

  • Fernando Lefevre
  • Ana Maria Cavalcanti Simioni

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38381

Palavras-chave:

discurso, média, drogas, filhos, adolescentes.

Resumo

Buscou-se neste trabalho avaliar um discurso da midia sobre a vida de crianças e adolescentes. Para esta análise foram utilizados, principalmente, os conceitos de idéia central e ancoragem. As seguintes idéias centrais e ancoragens foram encontradas: 1) Idéias centrais: - a vida dupla do jovem; - a naturalização da droga; - o diálogo como ação e como limite para o resgate do jovem. 2) Ancoragens: - o conflito de gerações; - a droga como facilitadora de sociabilidade; - o desenvolvimento da inteligência moral como condição para o resgate da vida social do jovem. Analisou-se também um segmento da reportagem intitulado “O que fazer quando” que revelou um processo de transformação de um discurso de autoridade num discurso autoritário.

Biografia do Autor

  • Fernando Lefevre
    Prof. Associado do Depto. de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP; Coordenador Científico do Centro de Estudos do Crescimento e do Desenvolvimento do Ser Humano - CDH.
  • Ana Maria Cavalcanti Simioni
    Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP; pesquisadora do Centro de Epidemiologia, Pesquisa e Informação da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Referências

Fausto Neto A. O Impeachment da televisão. Como se cassa um Presidente. Rio de Janeiro, Diadorin Editora. 1995.

Simioni AMC, Lefèvre F, Bicudo Fereira IMT. Metodologia qualitativa nas pesquisas em saúde coletiva: considerações teóticas e instrumentais. São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da USP/Departamento de Prática de Saúde Pública. Série Monográfica N° 2, 1996.

Downloads

Publicado

1997-06-19

Edição

Seção

Original/Atualização