O cotidiano de escolares nascidos pré-termo: percepção de crianças e familiares

Autores

  • Maria Aparecida M. Gaíva
  • Maria das Graças C. Ferriani

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38577

Palavras-chave:

escolar, pré-termo, crianças, familiares.

Resumo

Este é um estudo de cunho qualitativo cujo objetivo é analisar a percepção acerca da vida cotidiana de crianças nascidas pré-termo e hoje em idade escolar, segundo o olhar de mães/familiares e destas crianças. Foram utilizados para esse fim a entrevista semi-estruturada, análise de documentos e a observação assistemática. A análise pautou-se na técnica de análise temática e foi realizada a partir da identificação de três Núcleos Temáticos: Saúde, Família e Escola. Os resultados revelam que as mães/familiares percebem a vida cotidiana de seu filho da seguinte forma: seus filhos são crianças saudáveis/normais. Algumas delas vão muito bem na escola, entretanto outras apresentam dificuldades de aprendizagem. Por outro lado, a maioria das crianças não apresenta problemas de saúde e a vida familiar emerge como aspecto fundamental para elas. O lazer e a religião também fazem parte de seu cotidiano. Para elas estudar é muito importante e a maioria não tem dificuldades na escola, mas os que têm assumem naturalmente o fato. Em relação à qualidade de vida podemos afirmar que todas as crianças têm atendidas suas necessidades de moradia, educação e lazer; no que concerne à saúde, algumas crianças apresentam limitações funcionais. Portanto nem todas as crianças estudadas vivem uma vida de qualidade.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida M. Gaíva
    Profa. da Faculdade de Enfennagem e Nutrição da Universidade Federal do Mato Grosso, doutoranda do Programa Enfennagem e Saúde Pública da Escola de Enfennagem de Ribeirão Preto - Universidadede São Paulo.
  • Maria das Graças C. Ferriani
    Profa. Titular da Escola de Enfenmagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

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Publicado

1998-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização