Estudo comparativo da amamentação em casas e em creches Paulistanas e no interior do Piauí

Autores

  • Neusa Guaraciaba dos Santos Oliveira
  • Elaine Pedreira Rabinovich

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38592

Palavras-chave:

amamentação, contexto de desenvolvimento, rede de apoio, motivação materna, padronizações normatizadoras, cotidiano sécio familiar.

Resumo

O presente trabalho objetivou discutir questões atinentes à amamentação comparando o sistema de aleitamento em três contextos de desenvolvimento diversos: um grupo de crianças de famílias de baixa renda, de 0-24 meses de idade, moradoras de uma região urbana da cidade de São Paulo; um grupo de crianças paulistanas, de 4-12 meses, frequentadoras de uma creche no local de trabalho da mãe; um grupo de crianças de 0-3 anos, moradoras da região do Cocal do Estado do Piaui. Os dados foram obtidos por: entrevista com a mãe; observação e videofilmagem; observação e registro do ambiente; entrevista familiar. Os sistemas de aleitamento foram comparados quanto a: idade e motivo do desmame; esquema de aleitamento; e suplementação ao aleitamento; locus do aleitamento; padronizações norrnatizadoras. Concluiu-se que: a idade do desmame esteve associada à motivação materna e à presença/ausência de uma rede de apoio, em que norma s eram confrontadas com a realidade do cotidiano sócio-familiar; generalizações para a população total deveriam ser evitadas sem a consideração de variaveis contextuais; e que os valores da cultura de ocidental de individualismo, separação e autonomia parecem contraditórios com as práticas de aleitamento.

Biografia do Autor

  • Neusa Guaraciaba dos Santos Oliveira
    Doutaranda e mestrado no Dpto de Psicologia Experimental/lPUSP, pesquisadora do Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano-CDH~ FSP-USP
  • Elaine Pedreira Rabinovich
    Pós-doutoranda e doutorado no Depto de Psicologia Social/lPUSP, mestrado em Psicologia  Experimental/lPUSP, pesquisadora do CDH, FSP-USP e do L^APSI-IPUSP.

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Publicado

1999-02-19

Edição

Seção

Original/Atualização