O processo de socialização na educação infantil: a construção do silencio e da submissão
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39447Palavras-chave:
Socialização, Racismo, Preconceito, Discriminação, Identidade étnica.Resumo
Este trabalho procura compreender a socialização, no que tango às relações étnicas estabelecidas no espaço da pré-escola e no espaço familiar. A fim de desenvolver a análise desejada, foi realizada uma pesquisa de campo de maneira a, através da observação sistemática do cotidiano escolar, aprender como são estabelecidas as relações interpessoais entre professores e alunos. Além disso, foram realizadas entrevistas com o corpo docente, com as crianças e seus familiares, buscando compreender como percebem, entendem e elaboram a formação multiétnica da sociedade brasileira. Verificou-se a predominância do silêncio nas situações que envolvem racismo, preconceito e discriminação étnicos , o que permite supor quc a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para a submissão.Downloads
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