O processo de socialização na educação infantil: a construção do silencio e da submissão

Autores

  • Eliane dos Santos Cavalleiro

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39447

Palavras-chave:

Socialização, Racismo, Preconceito, Discriminação, Identidade étnica.

Resumo

Este trabalho procura compreender a socialização, no que tango às relações étnicas estabelecidas no espaço da pré-escola e no espaço familiar. A fim de desenvolver a análise desejada, foi realizada uma pesquisa de campo de maneira a, através da observação sistemática do cotidiano escolar, aprender como são estabelecidas as relações interpessoais entre professores e alunos. Além disso, foram realizadas entrevistas com o corpo docente, com as crianças e seus familiares, buscando compreender como percebem, entendem e elaboram a formação multiétnica da sociedade brasileira. Verificou-se a predominância do silêncio nas situações que envolvem racismo, preconceito e discriminação étnicos , o que permite supor quc a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para a submissão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane dos Santos Cavalleiro
    Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela FE/USP.

Referências

Berger RL, Luckmann T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 7ª ed. Petrópolis, Ed. Vozes, 1976.

Cunha Jr H. Textos para o movimento negro. São Paulo, EDICON, 1992.

Codoy EA. A representação étnica por crianças préescolares - um estudo de caso à luz da teoria piagetiana. São Paulo, 1996. [Dissertação de mestrado - UNICAMP].

Gomes J. Socialização: um problema de mediação? Psicologia/USP, 1(1): 57-65,1990.

Gonçalves LA. O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação. Belo Horizonte, 1985. [Dissertação de mestrado -UFMG].

Libaneo JC. Democratização da escola pública A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo, Loyola, 1985.

Oliveira E. Relações raciais nas creches do Município de São Paulo. São Paulo, 1994. [Dissertação de mestrado - PUC].

Oliveira R. Relações raciais na escola: uma experiência de intervenção. São Paulo, 1992. [Dissertação de mestrado - PUC].

Pinto RP. A representação do negro em livros didáticos de leitura. Cadernos de Pesquisa. 63:88-9,1987.

Pinto RP, Myasaki N. A escola e a questão da pluralidade étnica. Cadernos de Pesquisa, 55: 3-17,1985.

Rosemberg F. Relações raciais e rendimento escolar. Cadernos de Pesquisa, 63: 19-23,1987.

Silva AC. A discriminação do negro no livro didático. Salvador, Ed. CED, 1995.

Downloads

Publicado

1999-10-04

Edição

Seção

Original/Atualização