Avaliando a implementação de um modelo de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial

Autores

  • Marina R. Bazon
  • Zélia M.M. Biasoli-Alves

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39586

Palavras-chave:

Crianças/adolescentes, risco psicossocial, formação de educadores, modelo de intervenção, Psicoeducação.

Resumo

Tendo em vista a qualidade dos serviços despendidos a jovens em situação de risco psicossocial, o principal objetivo deste trabalho foi o de analisar a implementação, em contexto brasileiro, de um modelo de intervenção e formação de educadores, denominado Psicoeducação. O programa de uma Casa Abrigo foi focalizado procedendo-se ao estudo através de três etapas: la) Diagnóstico da situação existente, empreendendo-se observações da rotina e entrevistas com os profissionais envolvidos; 2^a) Implementação do modelo através da formação continuada; A) Diagnóstico da situação resultante (com novas entrevistas e dando-se seguimento às observações do desenrolar da rotina). A duração total do estudo foi de 15 meses. A análise dos dados mostrou que a situação existente, antes da intervenção, era caracterizada pela assistemática e outros aspectos negativos, corroborando a literatura nacional. Após a intervenção, aspectos relevantes
foram alterados contribuindo para uma organização mais condizente com as necessidades da clientela.

Biografia do Autor

  • Marina R. Bazon
    Professora do Departamento de Psicologia e Educação - FFCLRP - USP, Mestre em Psicoeducação pela Universidade de Montreal/ Canadá e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia e Educação - FFCLRP.
  • Zélia M.M. Biasoli-Alves
    Professora Titular do Departamento de Psicologia e Educação - FFCLRP - USP junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

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Publicado

2000-06-19

Edição

Seção

Original/Atualização