A formação de conceitos científicos por pré-escolares

Autores

  • Christianne Thatzana Ramos de Souza
  • José Moysés Alves

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39598

Palavras-chave:

formação de conceitos, zona de desenvolvimento proximal, educação infantil.

Resumo

O estudo da formação de conceitos científicos por pré-escolares possibilita a investigação de conceitos relevantes para a vida e a análise das transformações que ocorrem em seus significados. O presente estudo investigou o desenvolvimento de conceitos científicos, em 20 pré-escolares (quatro a cinco anos de idade), considerando seus níveis de desenvolvimento real e potencial. Foram realizadas duas avaliações individuais acerca dos conceitos de animais e vegetais; vertebrados e invertebrados; mamíferos, aves e peixes, intercaladas por um período de instrução sobre os mesmos. Durante a segunda avaliação, foram mais frequentes os agrupamentos carretos das figuras, bem como as respostas que especificavam categorias abstratas para nomear e definir as classes. As atividades realizadas entre as duas avaliações expandiram as zonas de desenvolvimento proxirnal das crianças, promovendo a evolução de seus conceitos.

Biografia do Autor

  • Christianne Thatzana Ramos de Souza
    Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará.
  • José Moysés Alves
    Professor Doutor do Departamento de Psicologia Exp^ffimenta^l da Universidade Federal do Pará.

Referências

Cavalcante Z. Conhecimentos de adultos. Saberes de crianças. In: Cavalcante Z.(Coord.). Trabalhando com a história e ciências na pré-escola. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1995. p. 3-11.

Delizoicov D, Angotti JA. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo, Ed. Cortez, 1994.

Di Martino ER. O ciclo básico e o ensino de ciências: uma tomada de consciência. In: Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, São Paulo. A criança e o conhecimento: retomando a proposta pedagógica do ciclo básico. São Paulo, SE / CENP (Projeto IPÊ), 1991. p. 44-54.

Kramer S. (Org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo, Ed. Ática, 1994.

Moraes R. Ciências para as séries iniciais e alfabetização. Porto Alegre, Ed. Sagra, 1995.

Natadze G. A aprendizagem dos conceitos científicos na escola. In: AR Luria, AN Leontiev, LS Wgotsky LS, et al. Psicologia e Pedagogia II: investigações experimentais sobre problemas didáticos específicos. Lisboa, Editorial Estampa, 1991. p.27-34.

Oliveira MK. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: La Taille Y, Oliveira MK, Dantas H. (Org.). Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Ed. Summus, 1992. p.23-34.

Panofsky CR, John-Steiner V, Blackwell RJ. O desenvolvimento do discurso e dos conceitos científicos. In: Moll LC. (Org.). Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1996. p.245-260.

Vygotsky LS. A formação social da mente. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1984.Vygotsky LS. Pensamento e linguagem. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1987.

Downloads

Publicado

2000-06-19

Edição

Seção

Original/Atualização