A criança de/na rua tem família: uma família em crise

Autores

  • Moneda Oliveira Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39667

Palavras-chave:

criança de na nua, familia, violência, saúde escolar.

Resumo

O artigo apresenta parte dos dados da tese da autora referente à trajetória da vida de um grupo de crianças de na rua, em idade escolar, que frequentavam dois refúgios públicos da cidade de São Pauío. Os dados, coletados por meio de entrevistas, foram analisados segundo as teorias da Representação Social e da Análise de Conteúdo conforme BARDIN e MINAYO. As categorias temáticas destacadas do discurso transcrito foram agrupadas em experiências
sigmficativas para as criamças, entre as quais “a família”. A sintese das categorias analisadas eviden ciou que a violência permeia a vida dessas crianças, resultamdo em experiências que restringem seu pleno desenvolvimento A autora identifica que as crianças fogem de casa quando sua familia fracassa em sua função de provedora de proteção e abeto, e conclui que a solução do problema depende da implementação de Politicas Sociais e de Saúde, sobretudo à criançafamília em situação de risco.

Biografia do Autor

  • Moneda Oliveira Ribeiro
    Enfermeira Profa. Dra. do Departamentç de Enfermagem Matemo-lnfantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da I Uiversidade de SãoPaulo

Referências

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

Bowlby J. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo, Martins Fontes, 1981.

Bowlby J. Apego. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990. v. 1.

Bowlby J. Separação: angústia e raiva. 2ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 1993. v. 2.

Bowlby J. Perda: tristeza e depressão. São Paulo, Martins Fontes, 1993. v. 3.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 196/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília:1996.

Ciampone MHT. Uma proposta de intervenção baseada na família. In: Silva LAP, Stanisci AS, Bacchetto S. (Orgs.). Famílias: aspectos conceituais e questões metodológicas em projetos. Brasília / São Paulo: MPAS-SAS FUNDAP; 1998. p. 23-30.

Gomes JV. Socialização primária: tarefa familiar? Cadernos de Pesquisa. 91: 54-61,1994.

Guerra VNA, Santoro Jr M, Azevedo MA. Violência doméstica contra crianças e adolescentes e políticas de atendimento: do silêncio ao compromisso. Revista Brasileira Crescimento Desenvolvimento Humano. 1992;2(1):71-96.

Jovchelovitch S. Representações sociais: para uma fenomenologia dos saberes sociais. Psicologia & Sociedade. 1998;10(1): 54-68.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1993.

Spink MJ. (Org.), O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectivada psicologia social. São Paulo, Brasiliense; 1993.

Downloads

Publicado

2001-06-19

Edição

Seção

Pesquisa Original