O Carmo: aspectos psico-sócio-históricos do desenvolvimento de crianças brasileiras

Autores

  • Elaine Pedreira Rabinovich

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39770

Palavras-chave:

desenvolvimento, afrodescendentes, intergeracional.

Resumo

Trata-se de um relato de um estudo de campo que pretende resgatar aspectos da história da inserção dos afrodescendentes no território brasileiro para esclarecer como foi composta o que pode ser denominada “identidade brasileira” e/ou brasilidade. Tal objetivo, no presente estudo, foi realizado recolhendo-se histórias de vida de moradores de um quilombo – o do Carmo - em que foi focalizado, preferencialmente, o modo como foram criadas três gerações de afrodescendentes. Conclui-se que três aspectos podem ser atribuídos a esta “herança” africana: o respeito aos antepassados e a obediência a regras de conduta condizentes com tal respeito; uma expectativa de realização pelas crianças das atividades a elas atribuídas dentro da organização sócio-familiar; uma ascendência do elemento feminino na forma de um “matriarcado”. Decorre destas conclusões que a exclusão do grupo de afrodescendentes dar-se-ia em níveis muito mais profundos do que os aparentes: pois se os seus valores fundantes foram excluídos, no modo de vida ocidental, pelo igualitarismo democrático, por outro lado, este mundo não os incluiu num igualitarismo sócioeconômico.

Referências

Barboza GS. Relatório Etnológico técnico-cientifico. São Paulo: Centro afrobrasileiro de estudos e pesquisas culturais –CABEPEC, 2000. Encomendado pela Fundação Cultural Palmares sobre Organizações Comunitárias Remanescentes de Quilombos: Comunidade do Carmo, São Roque. Projeto n. 002, de 05 de outubro a24 de novembro de 2000.

Bastos ACS, Alcântara MAR, Santos EF. Novas famílias urbanas. In: Lordelo ER, Carvalho AAA, Koller SH. (Orgs.). Infância brasileira e contextos de desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo / EDUFBA, 2002.

Bosi E. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Martinelli J. O negro resiste. Cadernos de Cultura e Educação, S. Paulo, CAPESP. 2001;3(10): 20-25.

Mendonça R. O paradoxo da miséria. VEJA, S. Paulo, 23 de jan. 2002, p. 82-93.

O Democrata. LXXXIV, número 4.242. São Roque, 12 de janeiro de 2001.

Plano Cartográfico do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Economia. Planejamento. Coordenadoria de Ação Regional. Divisão de Geografia. Primeira Edição 1979.P.26/27.

Prefeitura da Estância Turística de São Roque. Dados Gerais do Município, 2001.

Prefeitura da Estância Turística de São Roque. Departamento de Planejamento e Meio Ambiente. Plano Diretor da Estância Turística de São Roque. Ilustração 2. Território Municipal – áreas urbanas e principais ligações viárias. Fonte IBGE 1973/ vistoria de campo 1998. Fotos aéreas base 1994.

Downloads

Publicado

2003-06-19

Edição

Seção

Pesquisa Original