A experimentação, o jogo e a brincadeira como experiências formativas na teoria social de Mead

Autores

  • Ruth Bernardes de Sant’Ana

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39778

Palavras-chave:

Mead, interação, self, criança, jogo, brincadeira.

Resumo

O artigo remete à concepção interacionista de MEAD, com destaque para a formação do sujeito. Interroga a concepção do autor sobre o papel das interações, jogos e brincadeiras na formação do self 2, para refletir sobre a ação reflexiva da criança. O objetivo é inserir a contribuição do autor na reflexão atual acerca das relações entre o jogo e a brincadeira com vistas à ampliação da reflexão sobre a formação do sujeito.

Biografia do Autor

  • Ruth Bernardes de Sant’Ana
    Professora Doutora do Departamento das Psicologias da Universidade Federal de São João del-Rei e membro do LAPIP (Laboratório de Pesquisa c intervenção Psicossocial) do DPSIC/UFSP.

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Publicado

2003-12-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização