Integração viso motora e desenvolvimento global de crianças pré-termo e a termo no início da escolarização

Autores

  • Raquel Cristina Pinheiro Federal University of Sao Carlos
  • Claudia Maria Simões Martinez Federal University of Sao Carlos
  • Anne Marie Germaine Victorine Fontaine University of Porto

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.81037

Palavras-chave:

pré-termo, integração viso motora, saúde escolar, terapia ocupacional

Resumo

Objetivo: Investigar a influência da prematuridade e do baixo peso ao nascimento em indicadores de desenvolvimento, como a coordenação viso motora, viso perceptiva e motora fina de crianças no início da escolarização, bem como suas relações com índices de atraso de desenvolvimento global. Método: Estudo comparativo tipo caso-controle. Participaram deste estudo 18 crianças com histórico de nascimento pré-termo (Grupo de Estudo), pareadas com 18 crianças sem o referido histórico (Grupo Comparado). Estas foram avaliadas por meio do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II e pelo Teste de Integração Viso Motora-VMI. Resultados: Testes estatísticos revelaram diferença significativa entre o Grupo de Estudo e Grupo Comparado para as variáveis Viso Motor (p=0,000) e Motor Fino (p = 0,007), porém diferença significativa entre o desempenho dos grupos Baixo Peso e Peso Adequado foi observado nas variáveis Viso Motor (p=0,000), Viso Perceptivo (p=0,016) e Motor Fino (p=0,036), demonstrando que o peso é um fator mais influente que a prematuridade para o desempenho viso perceptivo. Observou-se diferença significativa em todas as partes do instrumento VMI (p = 0,001; p = 0,000; p = 0,000) quando comparado os grupo Denver Suspeito e Denver Normal e observa-se que o pior desempenho em testes de triagem do desenvolvimento pode ser um fator preditivo para o pior desempenho nos testes de integração viso motora. Conclusões: Crianças prematuras obtiveram pior desempenho nos instrumentos de avaliação confirmando que a prematuridade representa risco ao desenvolvimento. Habilidades mais complexas exigidas na fase escolar para a leitura e escrita, podem ser influenciadas pelas dificuldades viso motoras, viso perceptivas e motoras finas.

Biografia do Autor

  • Raquel Cristina Pinheiro, Federal University of Sao Carlos
    Graduate Program in Occupational Therapy – Department of Occupational Therapy of the Federal University of Sao Carlos – UFSCar.
  • Claudia Maria Simões Martinez, Federal University of Sao Carlos

    Graduate Program in Occupational Therapy – Department of Occupational Therapy of the Federal University of Sao Carlos – UFSCar.

     

  • Anne Marie Germaine Victorine Fontaine, University of Porto
    College of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135. Porto - Portugal.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais