Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Aline Segate Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24

Resumo

Este artigo objetiva discutir a importância da inserção dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que acreditamos que eles colaboram, significativamente, no desenvolvimento da linguagem e funcionam como objeto e instrumento de trabalho para professores. Para cumprirmos essa meta, apoiamo-nos em alguns teóricos que abordam o tema, como Bentes (2006), Koch (1997; 2006), PCN (1998), Schneuwlye Dolz (2004) e Oliveira (2008). Percebemos ao longo deste estudo, que o ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizado da língua. Afinal, o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros contribui para o aluno ter acesso à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversos textos.

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Publicado

2010-09-04

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

SEGATE, Aline. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, [S. l.], n. 23, p. 13–24, 2010. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37333.. Acesso em: 28 mar. 2024.