OS SERMÕES DE QUARTA-FEIRA DE CINZA DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA E A ARTE DE MORRER ESTOICO-CRISTÃ

Autores

  • Marcelo Lachat Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p11-26

Palavras-chave:

Letras luso-brasileiras, Séculos XVI e XVII, Padre Antônio Vieira, Sêneca, Doutrina estoico-cristã, Arte de morrer

Resumo

Neste artigo, discutem-se os Sermões de Quarta-Feira de Cinza do Padre Antônio Vieira, destacando-se neles a arte estoico-cristã do saber morrer. Isso porque, nesses três sermões, centrados na passagem bíblica “és pó e em pó te tornarás” (Gênesis, 3: 19), evidenciam-se preceitos estoicos – em particular de Sêneca – mesclados à doutrina cristã, que visam, por meio de ponderações sobre a morte, pautar o comportamento dos vivos. Assim, pretende-se demonstrar que nos Sermões de Cinza de Vieira, o saber morrer é uma arte cujos preceitos devem ser aprendidos e praticados, tendo como uma de suas principais fontes a filosofia estoica. Se nessa ars, como preceitua Sêneca, “a vida toda é um aprender a morrer” (De Breuitate Vitae VII, 3-4), as agudas cinzas dos sermões de Vieira são luzes da morte e sombras da vida, sempre a lembrar: memento homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris. Enfim, o pó é escarmento vivo e constante da morte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Lachat, Universidade Federal do Amapá

    Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2014), tendo realizado dois estágios de pesquisa no exterior: na Universidade de Lisboa (2010) e na Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle (2010-2011). Foi professor substituto de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade do Estado de Mato Grosso (2013-2014). Atualmente, é professor adjunto de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Amapá e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. É coordenador da Especialização em "Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos", na Universidade Federal do Amapá. Participa, como pesquisador, do grupo de pesquisa "Estudo da Poética e da Retórica Aristotélicas e Apropriações Luso-Brasileiras dos Séculos XVI e XVII", da Universidade de São Paulo, e é um dos líderes do "Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários", da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção em prosa e poesia lírica dos séculos XVI a XVIII, poética, retórica e filosofia.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

OS SERMÕES DE QUARTA-FEIRA DE CINZA DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA E A ARTE DE MORRER ESTOICO-CRISTÃ. (2017). Literatura E Sociedade, 21(23), 11-26. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p11-26