A educação pela linguagem em Perto do coração selvagem e A maçã no escuro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p146-157Palavras-chave:
Clarice Lispector, Romance e aprendizagem, Linguagem e indivíduo, Memória e imaginação, Literatura brasileira, Teoria do romance.Resumo
Em perto do coração selvagem e A maçã no escuro, os protagonistas oscilam entre a aproximação junto a outros indivíduos e o isolamento, como uma espécie de exercício de aprendizagem diante da existência. E nesse processo de educação dramático, a linguagem é muitas vezes expressa de maneira contraventora. Joana e Martim nunca estão satisfeitos com os questionamentos que fazem e tampouco com as respostas que alcançam. Mas suas trajetórias de angústia evidenciam, sob várias nuances, o desamparo da condição humana, tão bem representado pela forma do romance.
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Dossiê
Como Citar
Teixeira, M. L. B. (2018). A educação pela linguagem em Perto do coração selvagem e A maçã no escuro. Literatura E Sociedade, 23(27), 146-157. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p146-157