Cervantes: dom Quixote e Sancho Pança – fragmentos de uma aprendizagem deleitosa

Autores

  • Maria Augusta da Costa Vieira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p10-26

Palavras-chave:

Cervantes, Dom Quixote, Séculos XVI e XVII, Poética

Resumo

O presente trabalho tem a preocupação de destacar nas andanças de dom Quixote e Sancho Pança um processo implícito de formação educacional presente nas relações entre o cavaleiro e seu escudeiro, em outros termos, um intelectual e um analfabeto. Antes disso, cabe retomar a possível formação que teve Cervantes na Espanha do século XVI, assim como destacar alguns dos princípios de composição poética vigentes no período.

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Biografia do Autor

  • Maria Augusta da Costa Vieira, Universidade de São Paulo (USP)

    Maria Augusta da Costa Vieira ´é Professora Titular de Literatura Espanhola do Depto de Letras Modernas (FFLCH-USP) e pesquisadora do CNPq. Em 2013 recebeu o “Prêmio Jabuti” pela publicação de A narrativa engenhosa de Miguel de Cervantes: estudos cervantinos e recepção do Quixote no Brasil (Edusp/Fapesp). Foi membro da diretoria da Asociación de Cervantistas e atualmente é membro da diretoria da Asociación Internacional de Hispanistas e membro correspondente da Real Academia Española.

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Vieira, M. A. da C. (2018). Cervantes: dom Quixote e Sancho Pança – fragmentos de uma aprendizagem deleitosa. Literatura E Sociedade, 23(28), 10-26. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p10-26