Convocação nas revistas e construção do "a mais" nos dispositivos midiáticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p63-78Palavras-chave:
narrativa jornalística, modalização, mapas cognitivos, convocação, revistas segmentadasResumo
Os textos jornalísticos podem ser examinados como produções de sentidos que circulam em torno de um contrato de comunicação em que se projetam um enunciador totalizador e um enunciatário carente. O enunciador opera convocações narrativas para que o enunciatário se transforme rumo a uma melhor situação de ser, ter, saber e poder mais. O contrato é, portanto, um simulacro de uma situação dialógica que pode ser melhor entendida a partir do conceito de dispositivo, de Foucault e Agamben. O texto estuda o funcionamento do dispositivo na construção das modalizações dirigidas ao enunciatário, para que ele consiga esse a mais nos temas ligados à construção da relação homem-mulher em três exemplos de revistas segmentadas.Downloads
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Publicado
2011-12-15
Edição
Seção
Dossiê
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Como Citar
Prado, J. L. A. (2011). Convocação nas revistas e construção do "a mais" nos dispositivos midiáticos. MATRIZes, 3(2), 63-78. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p63-78