Fãs ou amigos? enxergando a mídia social como fazem os músicos

Autores

  • Nancy K. Baym

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p13-46

Palavras-chave:

música, músicos, fãs, mídias sociais, relacionamentos, amizade

Resumo

Na última década, as audiências engajadas através das mídias sociais se tornaram um importante elemento na vida dos músicos. O artigo analisa entrevistas com trinta e seis músicos para compreender como eles apreendem suas interações e relações com audiências online. Também ressalta os limites incertos entre fãs e amigos, identifcando como interações online podem trazer recompensas interpessoais para músicos, assim como gerar desafos interpessoais. Músicos equilibram estas tensões através de uma gama de estratégias que dependem da necessidade de protegerem a si mesmos, seus entes queridos e a integridade da experiência de seus fãs. Ao invés de se aproximar da plateia online como fãs que são necessariamente menos poderosos, muitos dos músicos os tratam como iguais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nancy K. Baym
    Pesquisadora chefe da Microsoft Research. Autora de Personal connections in the digital age; Internet inquiry: conversations about methodseTune in, log on: soaps, fandom and online community.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Baym, N. K. (2013). Fãs ou amigos? enxergando a mídia social como fazem os músicos. MATRIZes, 7(1), 13-46. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p13-46